segunda-feira, 28 de agosto de 2023

RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: entrelaces do brincar e a construção de uma conscientização ambiental


RESUMO


A Educação Ambiental tem se tornado cada vez mais relevante no contexto atual, em que a preocupação com a preservação do meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro saudável para o planeta. Nesse sentido, a Educação Infantil surge como um importante espaço/tempo para apresentar conceitos ambientais e ampliar a conscientização das crianças desde cedo para a construção de uma sociedade mais responsável. Este relato de experiência tem como objetivo explorar a implementação  de uma composteira e da utilização compostagem e do chorume como ferramentas pedagógicas na Educação Infantil, destacando seus benefícios para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis ambientalmente. As vivências apresentadas partem dos registros e observações em uma turma de Pré Fase II (período matutino) na Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato. O fragmento apresentado é parte de um projeto educacional desenvolvido com a turma. As crianças desenvolvem-se por meio das interações, é fundamental garantir a sua participação ativa em todos as partes do processo de aquisições/ampliação de conhecimentos, para que assim as aprendizagens se tornem significativas.


PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Educação Ambiental, Horta na Escola, Práticas Pedagógicas.



A Educação Ambiental na Educação Infantil é um processo contínuo que visa sensibilizar e conscientizar crianças e adultos sobre a importância de preservar/proteger o meio ambiente, promovendo mudanças de comportamento e atitudes em relação aos ambientes e à natureza. Nesse contexto, a Educação Infantil desempenha um papel crucial na formação de valores e hábitos sustentáveis, uma vez que é nessa fase que as crianças aprendem por meio das observações e  experiências, o que possibilita a construção de novos conhecimentos e ampliação dos saberes.

Os conteúdos de Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.(BRASIL,1998,p.36)


A relação entre a Educação Infantil e a Educação Ambiental é uma temática de suma importância na contemporaneidade, pois a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade começa desde os primeiros anos de vida. A Educação Ambiental na Educação Infantil não se limita apenas a conscientizar as crianças sobre questões ambientais, mas também envolve oportunizar vivências que despertem a curiosidade, a sensibilidade e o respeito pela natureza e pelos ambientes, promovendo assim, uma conexão afetiva com o meio ambiente e com as relações de preservação.


Ao proporcionar experiências/vivências significativas relacionadas ao meio ambiente, práticas pedagógicas ao ar livre, exploração da natureza, projetos de compostagem, reciclagem, cultivo de hortas, a Educação Ambiental na Educação Infantil amplia o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Essa abordagem pedagógica permite que elas compreendam a importância da interdependência entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, incentivando uma relação de respeito e cuidado com o meio natural.

A compostagem, por sua vez, é uma prática simples e eficiente que promove o reaproveitamento de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para o solo. Introduzir a compostagem na Educação Infantil pode ser uma estratégia eficaz para desenvolver a consciência ambiental nas crianças, ensinando-as sobre o ciclo natural de decomposição e a importância da redução de resíduos.Como também ampliar vivências por meio da exploração, como a que ocorreu quando as crianças foram transportar as minhocas para composteira.



PRELÚDIOS E INQUIETAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA E OLHARES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Promover uma conscientização para as questões ambientais desde a educação infantil requer que a práxis pedagógica seja organizada considerando as vivências individuais e coletivas das crianças, visto que nesta faixa etária, elas aprendem por meio das interações e brincadeiras. Portanto ao pensar o projeto sobre o meio ambiente, teve como propositura inseri-las em contexto e vivências para promover uma formação integral para as questões ambientais. As ações desenvolvidas no projeto inserem as crianças em ambientes/propostas que partem dos seus saberes, mas promovem a ampliação das aprendizagens, com base em 6 pilares: Sensibilização e Conscientização; Formação de Valores; Exploração da Natureza; Incentivo a curiosidade e aos questionamentos; Valorização das infâncias plurais; Construção de cidadãos responsáveis e com consciência ambiental.


Sensibilização e Conscientização, Educação Infantil proporciona um ambiente propício para sensibilizar as crianças sobre as questões ambientais de forma lúdica e adequada à faixa etária. Ao explorar temas relacionados à natureza, aos animais e aos recursos naturais, as crianças desenvolvem uma conexão emocional com o meio ambiente, compreendendo a importância de cuidar e proteger a natureza. 

A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.(DCNEA,2012,pág.2)

 

Formação de Valores, a Educação Infantil é uma fase crucial para a construção de valores e atitudes. Ao inserir práticas de Educação Ambiental na rotina escolar, como reciclagem, economia de água e energia, reutilização de materiais, reaproveitamentos de resíduos alimentares, entre outros, as crianças internalizam esses comportamentos como parte de sua identidade e se tornam mais propensas a manter essas práticas ao longo da vida.


Exploração da Natureza, a Educação Infantil oferece a oportunidade de as crianças explorarem a natureza em seu estado mais puro, criando um vínculo afetivo com o meio ambiente. por meio de vivências ao ar livre, como passeios em parques, hortas escolares, trilhas ecológicas, as crianças têm a chance de aprender sobre a biodiversidade, o ciclo da vida e as interações entre os seres vivos.

A Educação Ambiental (EA) é um tema cada vez mais tratado nas escolas brasileiras. Em algumas delas, há até uma certa carga horária destinada à conscientização ambiental dos alunos. Um dos enfoques desse tipo de educação deveria se pautar na Política ou Pedagogia dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) (ROCHA, 2007).


Incentivo à Curiosidade e ao Questionamento, a Educação Ambiental estimula a curiosidade e o questionamento das crianças sobre o meio ambiente e os problemas ambientais. Esse estímulo à pesquisa e à busca por respostas desenvolve habilidades cognitivas e incentiva o pensamento crítico desde cedo. É fundamental a promoção de rodas de conversas com especialistas nas áreas da biologia, botânica, horticultura entre outras especialidades diretamente envolvidas com as questões ambientais, 


Valorização das infâncias plurais, por meio da Educação Ambiental, as crianças são encorajadas a tomar atitudes concretas em relação ao meio ambiente. Ao participar de vivências práticas, como plantio de mudas, compostagem ou limpeza de áreas verdes, elas se tornam agentes de transformação e compreendem que suas ações podem fazer a diferença.

A criança na idade pré-escolar encontra-se em formação inicial de seus conceitos e valores [...], identificando-se e envolvendo-se com sua realidade. Nesse sentido, torna-se essencial que a educação ambiental crítica, dialógica, já faça parte da sua realidade, para que a criança possa criar e se expressar nessas relações, ampliando sua rede de relações e sua visão de mundo [...]. (RODRIGUES, 2007).


Construção de cidadãos responsáveis e com consciência ambiental, a integração da Educação Ambiental na Educação Infantil contribui para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e engajados com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Essas crianças, quando crescem, têm maior probabilidade de se tornarem adultos comprometidos em promover práticas sustentáveis em suas vidas cotidianas e na sociedade como um todo.



A IMPORTÂNCIA DA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma abordagem pedagógica integrada


A horta tem se destacado como uma valiosa ferramenta educacional na educação infantil, permitindo que as crianças explorem o mundo natural de maneira prática e significativa. Além de fornecer conhecimento sobre botânica e ecologia, a horta oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades sociais e emocionais, bem como sensibilizar as crianças para a importância da sustentabilidade e da alimentação saudável desde cedo.

 

A formação de uma atitude ética e política é a grande contribuição que a educação ambiental pode dar num mundo em crise como o que vivemos. Não se restringindo apenas à transmissão de informações ou à inculcação de regras de comportamento, a educação ambiental está engajada na construção de uma nova cultura. (CARVALHO,2004)


A horta oferece às crianças uma conexão direta com a natureza, permitindo que elas explorem e compreendam os ciclos de vida das plantas, os processos de crescimento e as interações com o ambiente. Essa conexão é essencial para desenvolver um senso de apreço e respeito pelo mundo natural, além de despertar a curiosidade sobre a biodiversidade e os ecossistemas.



A horta oferece às crianças uma conexão direta com a natureza, permitindo que elas explorem e compreendam os ciclos de vida das plantas, os processos de crescimento e as interações com o ambiente. Essa conexão é essencial para desenvolver um senso de apreço e respeito pelo mundo natural, além de despertar a curiosidade sobre a biodiversidade e os ecossistemas.

 

O maior objetivo dessas dimensões da educação contemporânea é o desenvolvimento de uma sociedade responsável. E sustentabilidade é uma das perspectivas esperadas. [...] A EA pode beneficiar a perspectiva incluída na educação para o desenvolvimento sustentável das sociedades responsáveis[...]. (SAUVÉ, 1992).


A horta estimula os sentidos das crianças de maneira única. Elas podem tocar nas diferentes texturas das plantas, sentir os cheiros das ervas e flores, observar as cores das frutas e vegetais, e até mesmo provar os alimentos frescos que cultivaram. Esse estímulo sensorial contribui para o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças.



A interação direta com o cultivo de alimentos na horta influencia positivamente os hábitos alimentares das crianças. Elas são incentivadas a experimentar alimentos frescos e variados, desenvolvendo uma relação mais saudável com a comida e entendendo a importância da nutrição balanceada.

A horta é um espaço propício para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação, o trabalho em equipe e a comunicação. As crianças aprendem a compartilhar responsabilidades, a resolver conflitos e a apoiar uns aos outros. Além disso, lidar com as incertezas do crescimento das plantas ajuda a fortalecer a paciência e a resiliência.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

 

A horta é uma ferramenta eficaz para a educação ambiental, uma vez que proporciona a oportunidade de discutir temas como sustentabilidade, conservação da água, reciclagem de resíduos orgânicos e importância da diversidade biológica. Isso ajuda as crianças a compreenderem seu papel na preservação do meio ambiente.

A horta não se limita a um único assunto, mas integra diversas áreas do currículo escolar. Ela pode ser incorporada em atividades de ciências, matemática, linguagem, arte e até mesmo educação física, enriquecendo o processo de aprendizado de maneira multidisciplinar.

A incorporação de hortas na educação infantil oferece uma abordagem interdisciplinar que promove o aprendizado significativo, o desenvolvimento socioemocional e a conscientização ambiental. Ao integrar a natureza ao ambiente de aprendizado, as crianças são incentivadas a se tornarem cidadãos conscientes, criativos e responsáveis desde tenra idade. Portanto, investir nesse método pedagógico pode resultar em um impacto positivo duradouro na educação e no desenvolvimento das crianças.

Em resumo, a horta na educação infantil vai além do simples cultivo de plantas; ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças. Proporcionando aprendizado prático e significativo, promovendo a conexão com a natureza e cultivando valores importantes, a horta se firma como uma estratégia pedagógica enriquecedora e vital para a formação das novas gerações.


REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999.


CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, Cortez, Coleção Docência em Formação, 2004.


Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília 2010.


Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental> Acesso em 8 de ago. de 2023.


ROCHA, Rafael. Educação Ambiental e Política dos 3 R’s. Futuro Professor: Espaço de Discução Sobre a Educação e o Magisterio. São Paulo, 02 de set. 2002.


RODRIGUES, C. Educação física, educação ambiental e educação infantil no contexto escolar: uma sinergia possível. 2007. 98 p. Dissertação (Mestrado)- Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.


SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa, 1994.

9 comentários:

  1. Excelente trabalho professora. Desde pequenos trabalhar a sensibilização ambiental. Incrível 👏🏻👏🏻🍃🪱🥬🥦

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    1. Obrigada pelo reconhecimento. A educação infantil é o tempo/espaço para as crianças desenvolverem as suas potencialidades 🌻

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    2. As crianças estão muito envolvidas com as práticas e cuidados com a nossa horta.

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  2. Trabalho incrível

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  3. O trabalho com a temática ambiental deve começar logo cedo. Parabéns professora. Precisamos de crianças crescendo com mais sensibilização ambiental.

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  4. Parabéns profa Joice. É muito importante que desde os primeiros anos de vida as crianças ja tenham essa conscientização. ❤️❤️👏

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  5. Parabéns profa Joice, de extrema importância o blog. Lindo trabalho.

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  6. Primeiramente, parabéns pelo blog, lindíssimo e muito fluido. Adoro ver a Educação Ambiental sendo aplicada com as crianças, isso ensina sobre a importância de aprender a conviver na natureza e a respeitá-la como nosso lar. Tenho certeza que seus alunos jamais esquecerão esses momentos tão ricos...

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  7. Que incrível ver as crianças tão empenhadas em estarem cuidando da horta, aos poucos vão compreendendo sobre as formas de preservação da natureza, que devemos iniciar com eles desde pequenos.

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