terça-feira, 12 de outubro de 2021

Feliz Dia Das Crianças


O Direito das crianças (Ruth Rocha)


Toda criança no mundo Deve ser bem protegida Contra os rigores do tempo Contra os rigores da vida.


Criança tem que ter nome Criança tem que ter lar Ter saúde e não ter fome Ter segurança e estudar.


Não é questão de querer Nem questão de concordar Os diretos das crianças Todos tem de respeitar.


Tem direito à atenção Direito de não ter medos Direito a livros e a pão Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem O direito de sorrir.
Correr na beira do mar, Ter lápis de colorir...


Ver uma estrela cadente, Filme que tenha robô, Ganhar um lindo presente, Ouvir histórias do avô.


Descer do escorregador, Fazer bolha de sabão, Sorvete, se faz calor, Brincar de adivinhação.


Morango com chantilly, Ver mágico de cartola, O canto do bem-te-vi, Bola, bola, bola, bola!


Lamber fundo da panela Ser tratada com afeição Ser alegre e tagarela Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas, Montar um jogo de armar, Amarelinha, petecas,
 E uma corda de pular.

Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel, Ficar um pouquinho à toa... Contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão! Brincar com muitos amigos, Dar pulos no colchão.

Livros com muita figura, Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura... Alguém para querer bem...

Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha, Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.


Andar debaixo da chuva, Ouvir música e dançar. Ver carreira de saúva, Sentir o cheiro do mar.


Pisar descalça no barro, Comer frutas no pomar, Ver casa de joão-de-barro, Noite de muito luar.


Ter tempo pra fazer nada, Ter quem penteie os cabelos, Ficar um tempo calada... Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinha, Sensação de bem-estar...


Uma caminha macia, Uma canção de ninar, Uma história bem bonita, Então, dormir e sonhar...


Embora eu não seja rei, Decreto, neste país, Que toda, toda criança Tem direito a ser feliz!!!


Feliz dia das Crianças!!!

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

domingo, 10 de outubro de 2021

Indicação de Literatura

         

Livro: Matreiras

Autora: Helenice Faria 

Ilustração: Karoline Pereira Florão Dreyer

Diagramação: Samuel Alves de Medeiros - AF/MT

Editora: Monólito

Ano: 2020

 

Sinopse

Matreiras é uma história que você certamente nunca viu. Que raposas gostam de comer galinhas, tudo bem. Muitos autores já nos contaram sobre esse particular. Mas, uma raposa que planeja cinematograficamente um jantar, e adora comer uvas, só mesmo lendo a história para entender. Aquiete-se para deliciar-se com essa história.

O livro destaca na estante da biblioteca, sobre a mesa haviam diversos quebra-cabeças, mas ele se interessou pela raposa, sem titubear levantou pegou o livro “Matreiras” colocou embaixo do braço e trouxe para a mesa. 

Os olhares de curiosidade começaram a explorar o livro que despertou sua atenção. 

- oh tia - oh prof. é uma raposa?



As ilustrações prenderam a sua atenção, com muita curiosidade ele foi passando página por página cuidadosamente. 

E depois de explorar eu dei voz para as ilustrações.

“Você já viu uma raposa? Sabe do que ela é capaz?”


“Garanto que não conhece a raposa de que vou lhe falar. Ela adora uvas…”

E você já conhece essa história? Ficou curiosa/o para saber como essa história termina?

Adquira o livro Matreiras e aquiete-se para deliciar-se com essa encantadora história. 



Gostou desta indicação literária? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Socialização entre as turmas

       

Com a pandemia da COVID-19 a maior questão dentro dos espaços de educação infantil era a socialização das nossas crianças. Como garantir as interações e brincadeiras seguindo os protocolos de biossegurança e garantir a autonomia de movimento?


Uma das maneiras de proporcionar momentos de interações e brincadeiras socializando com as demais turmas é por meio do projeto institucional “Musicalização no Pátio”, que consiste em uma vivência coletiva guiada pelas músicas selecionadas. 


No início do projeto foi possível perceber que as crianças retornaram para a escola com dificuldades de socialização, constatação que pode ser atribuída a falta de convivência social diante do contexto pandêmico. Hoje é possível observar que as crianças já estão mais familiarizadas umas com as outras e socializando entre as turmas no ritmo das músicas 🎶🎵🎼


Para esse semana (04/10 e 05/10 de 2021) uma das músicas escolhidas foi “ A trote, a Galope, a Passo” de Kitty Driemeyer



Vou passear com meu cavalo
A trote, trote, a trote, trote
Vou passear com meu cavalo
A trote, trote, a trote, trote.

Meu cavalo disparou:
A galope, a galope
Contra o vento também vou:
A galope, a galope
Corre, corre, Alazão:
A galope, a galope
Junto com minha canção:
A galope, a galope...


Devagar vai caminhando
Meu cavalo vai andando
Ele está muito cansado
O seu passo é demorado
Terminou o meu passeio
Eu já vou puxar o freio.


Essa atividade dentro da BNCC está ancorada dentro do Campo de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos


O corpo da criança nessa faixa etária ganha significado no sentido do reconhecimento e cuidados cotidianos, ela vai descobrindo na mesma proporção que ela brinca por meio da ludicidade. Por isso cabe a instituição de educação infantil proporcione para as crianças momentos por meio da música, dança, teatro, representações etc vivências com seus pares e com os adultos para que ela posso (re)significar o seu processo de socialização e interação com o meio. 


Professoras: Celóide, Jade, Simone, Eloider, Eloir e Joice 






E no final, elas exploram e apreendem!!!
Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Existe um jeito certo para ler um livro?



 Possibilidades para ler um livro📌

Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca.

- Isso é uma cama?

Eu respondi.

- Não, são mesas.


Ela um tanto desconfiada foi se aproximando cuidadosamente vagarosamente equilibrando as almofadas coloridas e o seu livro embaixo do braço.

Primeiro sentou na pontinha da mesa como se estivesse aguardando ser advertida. Observou, analisou qual seria o melhor momento, e de repente eu pisquei e ela deitou. Posicionou as almofadas como se estivesse arrumando uma cama.


Pode-se deitar sobre a mesa na biblioteca? Pôde-se contar uma história deitada em cima da mesa? Pode-se chamar a colega para lerem um livro juntas em cima da mesa?


Acredito que em determinados contextos, essa resposta seria não, mas na educação infantil ela pode apresentar diversos contextos. 
Para Evelyn, a melhor forma de ler um livro é sobre uma mesa, que se transformou em uma cama no seu mundo de faz-de-conta. 
📌possibilidades 
📌vivências 
📌movimentar-se fora da caixa


E no final, elas exploram e apreendem!!!
Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌



segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Jogo da memória na educação infantil

         
A criança na educação infantil precisa antes de ler e escrever estar inserida em um contexto educacional que proporcione ela ampliar as suas vivências e experiências. Com a proposta para ampliar a memorização de forma lúdica, as crianças brincaram de jogo da memória. Regras do jogo, memorização, reconhecimento das figuras tudo isso associado em uma vivência que corrobora para o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

Professora: Joice Ribeiro 

Bolsista: Lilian 


                              


Está vivências está ancorada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento mandatório que organiza em campos de experiências as práticas desenvolvidas na educação infantil e  apresenta as habilidades que cada faixa etária pode alcançar.




Para essa vivências utilizo o Campo de Experiência: Espaços, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações. 


EI03ET07: Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

EI03ET05: Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças.









Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

 Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques