Na educação infantil os eixos que fundamentam todas as ações são as interações e as brincadeiras. Como eu já disse em outros momentos, a educação infantil não pode ser encarado com preparação para o ensino fundamental, mas sim vivenciada nas inteirezas da infância. Partindo desse princípio o self-service nessa etapa da educação infantil é fundamental tanto para a construção do processo autônomo das crianças quanto para as aprendizagens significativas.
Este ano na EMEI Monteiro Lobato o lanche está sendo servido dentro das salas, por uma questão organizacional (mas já estão sendo (re)pensadas formas para ampliar essa oferta). O momento das refeições também são momentos pedagógicos e de aprendizagens, para tanto é preciso organização dos espaços, criar contextos, ressignificar a educação alimentar para as crianças.
O self-service proporciona para a criança a oportunidade de ser responsável direta/indireta pelo que ela vai comer. Indireta pois o cardápio na Rede Municipal de Educação de Sinop é organizado por uma equipe coordenada por nutricionistas. E direta pois com o self-service dentro das possibilidades apresentadas as crianças tem a autonomia de escolher os alimentos e as quantidades. Nesse momento cabe ao professor orientar e instruir em um movimento para a construção de um processo Autônomo - Consciente - Emancipatório.
O cardápio das Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Sinop é bastante rico e variado, seguindo a Resolução nº 6 de 08 de maio de 2020 Programa Nacional de Alimentação Escolar , em que organiza toda a parte da alimentação nas escolas.
"Art. 17 Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo RT do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável." (Resolução nº6, p. 7)
As crianças na Educação Infantil no município de Sinop recebem duas refeições por período (sempre no inicio e meio do período de aula). Para a organização do cardápio é respeitada as seguintes orientações.
§ 6º Os cardápios devem, obrigatoriamente, limitar a oferta de:
I – produtos cárneos a, no máximo, duas vezes por mês;
II – legumes e verduras em conserva a, no máximo, uma vez por mês;
II – alimentos em conserva a, no máximo, uma vez por mês; (Redação dada pela Resolução
CD/FNDE nº 20/2020, de 02 de dezembro de 2020)
III – bebidas lácteas com aditivos ou adoçados a, no máximo, uma vez por mês em unidades
escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial e, no máximo, duas vezes por mês em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral;
III – líquidos lácteos com aditivos ou adoçados a, no máximo, uma vez por mês em unidades
escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial e, no máximo, duas vezes por mês em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral; (Redação dada pela Resolução
CD/FNDE nº 20/2020, de 02 de dezembro de 2020)
IV – biscoito, bolacha, pão ou bolo a, no máximo, duas vezes por semana quando ofertada uma refeição, em período parcial; a, no máximo, três vezes por semana quando ofertada duas refeições ou mais, em período parcial; e a, no máximo, sete vezes por semana quando ofertada três refeições ou mais, em período integral;
V – doce a, no máximo, uma vez por mês;
VI – preparações regionais doces a, no máximo, duas vezes por mês em unidades escolares 3
que ofertam alimentação escolar em período parcial; e a, no máximo, uma vez por semana em
unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral;
VII – margarina ou creme vegetal a, no máximo, duas vezes por mês em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial; e a, no máximo, uma vez por semana em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral. (Resolução nº6, p. 39 e 40)
Compreendendo que a educação é composta por vários componentes, implementar o self-service na Educação Infantil perpassa pelos limites da escola, é preciso envolver as famílias e a comunidade nesse processo de construção cultura alimentar quanto da construção da autonomia das crianças. Afinal, de que adianta a criança construir um hábito de servir-se de maneira autônoma se em casa ela não vai poder?
Muito importante mesmo trabalhar a autonômia com as crianças.
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita professor Flávio, as crianças estão vivenciando a educação infantil com base em seus interesses.
ExcluirQue maravilha ver essas crianças se desenvolvendo sendo produtivas e independentes! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirObrigada pela visita, esse é o processo que acredito, as crianças precisam cada vez mais serem autônomas das suas aprendizagens.
ExcluirAmo muito o seu serviço 😍😍😍e tbm amo esses crianças que maravilha ver as crianças se desenvolvendo 😍😍😍😍❤❤❤parabens prof joice ❤
ResponderExcluirObrigada pela visita, elas estão sendo autoras das próprias aprendizagens.
ExcluirÉ muito importante para as crianças aprenderem desde cedo a ter autonomia para se servir.
ResponderExcluirObrigada pela visita. O encanto da Educação Infantil está nas constantes descobertas, é gratificante acompanhar esses processos de pertinho.
Excluirexcelente trabalho 👏👏👏👏
ResponderExcluirMuito nom essa oniciativa de a criança servir o próprio prato! A escola pode ser o primeiro lugar que oportuniza essa experiência! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
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