quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Espelho, espelho meu…

Espelho, espelho meu, existe alguém igual a mim? 
Parafraseando parte da clássica frase da história: Branca de Neve e os 7 anões, a não ser que sejam gêmeos idênticos, a resposta será sempre NÃO. 


As crianças nessa faixa etária (4 e 5 anos) estão constantemente fazendo descobertas, e o espelho em sala de aula é um rico artefato pedagógico que auxilia no reconhecimento da autoimagem, reconhecimento das diferenças, reconhecimento das semelhanças. 


Na BNCC encontramos direitos de aprendizagem que garante que as crianças tenham vivências múltiplas e seus direitos adquiridos. Para essa atividade de reconhecimento do eu podemos nos orientar pelos:


Conviver: com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
 
Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

A criança aprende por meio da observação e ao observar a autoimagem diante do espelho ela observa detalhes reais.  


O espelho é uma ferramenta pedagógica importantíssima dentro  Educação Infantil, com ele a criança explora a sua autoimagem, a imagem do outro e pode fazer relações entre si.


Com o espelho podemos explorar os sentimentos, emoções, podemos brincar de faz de conta, podemos ser transportados para outros espaços.  


Metodologia da atividade: as crianças iniciaram ouvindo a primeira parte da história: Cabelo Ruim? (Neusa Baptista Pinto), que apresenta as características das 3 meninas que se tornaram amigas por conta de uma situação de discriminação com o cabelo dentro de sala 😢.


Após ouvir parte da história iniciamos uma roda de conversa sobre a história e principalmente sobre o respeito às diferenças, discriminação, violência, amizade, família… 


A seguir as crianças foram convidadas a irem na frente do espelho  para observarem-se, detalhadamente cada uma do seu jeitinhos.


Umas mais timidamente outras quase se transportando para dentro do espelho. 

O momento seguinte foi o do registro, cada criança fez o seu autorretrato de acordo com o que tinham observado no espelho.


Teve criança que se retratou com cabelo azul, com vestido florido, descalço, com brinco na orelha e coerente de ouro igual a do pai. 


Com essa vivência as crianças tiveram múltiplas aprendizagens, contempladas principalmente dentro das orientações da BNCC. Sobre a história utilizada, farei um post com mais detalhes 🥰

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

 

8 comentários:

  1. parabéns excelente para trabalhar autonomia e autoestima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela sua visita ao meu blog.
      "A curiosidade é um impulso para aprender". (Maria Montessori)

      Excluir
  2. Que lindo as crianças se observando no espelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela sua visita ao meu blog.
      "A curiosidade é um impulso para aprender". (Maria Montessori)

      Excluir
  3. Que legal , eu simplesmente Amei.
    Proposta muito significativa para trabalhar a autonomia, familiarizar-se com a imagem do corpo, construir sua imagem, entre muitos outros pontos positivos que podemos trabalhar.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela sua visita ao meu blog.
      "A curiosidade é um impulso para aprender". (Maria Montessori)

      Excluir
  4. O espelho em sala de aula é bem legal as crianças amam se observarem no espelho e na construção da identidade é muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela sua visita ao meu blog.
      "A curiosidade é um impulso para aprender". (Maria Montessori)

      Excluir

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques