Amassar?
Rasgar?
Cortar?
Existe um tempo certo para as crianças utilizarem a tesoura na educação infantil?
Eita professora, se eu soltar uma tesoura na mão de uma criança pequena ela vai cortar a roupa, o cabelo, os dedos, vai machucar os coleguinhas. Sim, tudo isso pode acontecer afinal a tesoura tem a função principal de cortar algo ou alguma coisa, mas se a utilização vier acompanhada de uma intencionalidade, nada disse vai acontecer e a criança irá descobrir o sentido pedagógico da tesoura.
É importante compreender que o processo de decodificação e significado da tesoura na mão para as crianças da educação infantil passa primeiramente pelo processo de amassar - rasgar - cortar.
Atividades com o uso da tesoura contribui para a desenvolvimento cognitivo e motor, podemos observar que quando a criança recorta ela desenvolve:
- Coordenação motora fina;
- Concentração;
- Equilíbrio;
- Orientação espacial;
- Tônus muscular;
- Integração bilateral;
Entre outras habilidades que podem ser ampliadas com a utilização da tesoura.
E o que a criança pode recortar? Tudo, desde que tenha uma intencionalidade pedagógica, afinal, para fazer sentido é necessário que a atividade tenha relação com as vivências cotidianas da criança.
Qual idade ideal para inserir a tesoura dentro de sala de aula ou em casa? Não existe uma idade certa, como costumo dizer, tudo pode se transformar em uma momento pedagógico (momento de aprendizagem), o que vai diferenciar são as estratégias metodológicas para cada faixa etária. Portanto a tesoura pode e deve estar nas mãos das crianças desde a primeiríssimo infância. Com orientação - supervisão - medicação do educador.
Na BNCC podemos amparar as atividades com a utilização da tesoura nos 5 Campos de Experiências:
- Eu, o Outro e o Nós;
- Corpos, Gestos e Movimentos;
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
- Espaço, Tempo, Quantidade, Relações e Transformação.
Eu, o Outro e o Nós: Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Corpos, Gestos e Movimentos: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Traços, Sons, Cores e Formas: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Espaço, Tempo, Quantidade, Relações e Transformação: Classificar objetos s figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
A sugestão de atividade registrado aqui consiste em reconhecer as letras do nome nas revistas, recortar e colar em um espaço determinado. Identificar as vogais contidas no nome. Quantificar as letras do nome. Reescrever o nome em um espaço selecionado.
Considerando que cada criança tem o seu desenvolvimento, para essa atividade espera-se que principalmente as crianças ampliem o movimento de abrir e fechar a tesoura. Coordenar o movimento combinado com as duas mãos para recortar. Compreender a relação entre muito e pouco no manuseio da cola. Noção espacial nos espaços selecionados.
Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que com ela estabelecemos que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de decidir, de criar, de inventar, que se manifestam desde cedo, nos seus movimentos, nas suas expressões, no seu olhar, nas suas vocalizações, na sua fala (FARIA e SALES, 2012, p. 56).
Agora é com vocês, vamos pensar vivências significativas com o uso da tesoura?
Mãos na massa, ou melhor, mãos na tesoura ✂️
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018f.
FARIA, Vitória Libia Barreto de; SALLES, Fátima. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. 2a ed. Revisada e Ampliada. São Paulo: Ática, 2012.
Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌
Excelente amei!
ResponderExcluirObrigada ❤️!!!
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Atividade maravilhosa!!❤️❤️
ResponderExcluirObrigada ❤️, a tesoura é uma ótima ferramenta pedagógica para as múltiplas aprendizagens.
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Parabéns professoras😍
ResponderExcluirObrigada ❤️!
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Parabéns😍
ResponderExcluirObrigada ❤️!
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Tem uma Maria Valentina aí na sua turminha prof Joice����
ResponderExcluirTenho uma Maria Valentina aqui também ❤️
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Parabéns Prof🥰😍
ResponderExcluirAtravés do uso do tesoura podemos desenvolver várias habilidades.
Amei❤👏
Obrigada profa. Rosimeri, a tesoura promove múltiplas aprendizagens, e as crianças gostam muito de ter autonomia para utilizar a tesoura.
Excluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕
Aprendi com seu texto e pelas fotos as crianças usam a tesoura com responsabilidade. Parabéns professora Joice.
ResponderExcluir“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” (Paulo Freire).
ExcluirEducação Infantil em Movimento!
Muito obrigada pela visita!💕💕