segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Pintura com giz de cera e vela

“Não vai dar certo, eles vão colocar fogo no mundo”

Com essa frase iniciamos essa vivência coletiva com fogo. Isso mesmo fogo na Educação Infantil com intencionalidade tudo faz sentido e quando a criança participa ativamente de todo o processo de construção, o mundo fica intacto 🙃🙃🙃

“Em casa minha mãe não deixa eu brincar com isso porque é perigoso, mais na escola pode”


Na sexta-feira (12/11/2021) a atividade coletiva foi realizada juntamente com a turma do Pré Fase I A (professora Celóide - Bolsista Jhenifer).


Materiais
  • Giz de cera colorido 
  • Vela
  • Fogo
  • Folha A4
  • Mesas
  • Cadeiras


A conversa começou alertando sobre a responsabilidade e cuidado necessário para manusear o fogo: cuidado e responsável com o próprio corpo e com o corpo dos colegas que estão próximos.


Fiquem de olho: 
A cera da vela em contato com o fogo queima
A cera do giz de cera em contato com o fogo queima
O fogo queima 🔥


Método:
Desenho livre na folha A4. Para mudar a textura do giz de cera as crianças precisam levar o giz até o fogo da vela e depois pintar e ver o efeito.


Depois de passada as instruções, as crianças começaram as suas produções.









Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

9 comentários:

  1. Parabéns pela atividade. Ainda não fiz essa técnica de pintura com os alunos. Muito critiva👏🏿👏🏿👏🏿. Você desafiador a ti propor essa experiência as crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela visita no blog. A turma tem uma identidade coletiva que permite a realização de ações que muitas vezes não seriam propostas na educação infantil por considerá-los muito pequenos. Os desafios movem essa turma, eles se sentem pertencentes em todo o processo de construção e ampliação dos saberes.

      Excluir
  2. Momento rico de aprendizado, novas possibilidades de pintura e descobertas...❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela visita no blog. Quando pensamos a educação infantil tendo como olhar o protagonismo das crianças, as possibilidades são múltiplas e as aprendizagens se tornam significativas.

      Excluir
  3. Experiências que despertam interesses, pesquisa e promovem novas descobertas e transformações no material aplicado, maravilhosa a proposta! Amei💓

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques