A criança precisa estar em constante movimento para a garantia do seu desenvolvimento global. O movimento seja ele amplo ou contido está intrínseco no ser humano e em cada fase do seu desenvolvimento precisa de subsídios para haver a sua ampliação.
Nessa faixa etária de 4 e 5 anos as crianças estão em constantes descobertas, vencendo desafios, medos, insegurança entre outros. Mesmo assim, quando estão inseridas em espaços e contextos pensados/organizados para o seu desenvolvimento autônomo e global, é possível identificar a participação efetiva e significativa dentro das propostas mediadas pelos adultos.
A proposta apresentada para essa vivência foi um Circuito Motor, para isso utilizamos uma árvore (pé de ingá) que faz sombra para o parque de pneus.
Existe um jeito certo para se movimentar?
O que o circuito motor precisa ter?
Alguns questionamentos foram feitos pelas crianças, mas que também permeiam as inseguranças dos adultos quando propõem uma simples vivências em cima de uma árvore.
Tenho medo! - E se a criança cair?
É perigoso! - Se subir aí, você sabe que pode se machucar?
Não é seguro! - Não acha melhor brincar no chão?
As infâncias e as instituições de educação infantil estão em constante movimento, e por que não usar a sombra de uma árvore para se movimentar?
Olhares, descobertas, desafios, superações,
Nenhum comentário:
Postar um comentário