Não é de hoje que a temática da Educação Ambiental caminha com as vivências e aprendizagens na Educação Infantil, afinal, compreendendo o processo de desenvolvimento global das crianças nessa faixa etária (5 e 6 anos) não haveria possibilidade de dissociar-las.
Como a criança aprende a preservar o meio ambiente sem estar em contato direto com ele?
Pensando no aprendizado nessa faixa etária, é possível ter uma vivência/experiência emancipatória global apenas observando registros fotográficos ou assistindo filmes e desenhos?
Esses questionamentos são essenciais para promover uma reflexão acerca da práxis pedagógica que envolve a Educação Ambiental na Educação Infantil. Mas afinal, o que é Educação Ambiental?
Existem diversos teóricos que contextualizam a definição de Educação Ambiental, portanto a leitura das linhas nos faz compreender que a Educação Ambiental tem como papel organizador promover o contato das crianças com os elementos da natureza (fauna e flora) seja in lócus ou por outras fontes de aprendizagens.
O desafio é, pois, o de formular uma Educação Ambiental que seja crítica e inovadora, em dois níveis: formal e não formal. Assim a Educação Ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. (JACOBI, 2003, p. 196)
Quantas vivências e experiências de aprendizagens são possível a parir de uma visita exploratória no bosque? Insetos, animais, sementes, flores, folhas, galhos, texturas, cheiros, percepções que só serão possíveis que o planejamento estiver voltado para a centralidade da criança d do seu processo de aprendizagem. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular a criança precisa ser convidada a “fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informações para buscar respostas às suas curiosidades”.
E se a escola não contar com um bosque para as crianças explorarem?
Existem uma infinidade de estratégias que podem ser adotadas, plantar uma horta ou jardim (no chão ou suspenso), promover aulas fora da sala ou da escola, organizar passeios em espaços públicos ou privados. Enfim, a Educação Ambiental na Educação Infantil precisa estar ancorada nos eixos das interações e brincadeiras, o que abre um leque muito variado de possibilidades.
E por fim, é preciso permitir que a criança viva a sua infância dentro da inteireza do olhar para a curiosidade, permita que ela suba na árvore, que sente no chão, que ela sinta as diferentes texturas e porque não experimente o gosto da terra, da folha, da semente…
Que lindas as fotos, cada dia mais é importante que as crianças aprendam sobre o meio ambiente
ResponderExcluirObrigada pela visita. Utilizo as fotografias como forma de documentação pedagógica. É importante para acompanhar o desenvolvimento das crianças e também acompanhar as transformações dos espaços.
ExcluirMuito legal as suas fotos ❤️
ExcluirParabéns pela proposta. As crincas precisam aprender desde pequenas sobre Educação ambiental e a preservação da natureza.
ResponderExcluirObrigada pela visita, professor Flávio as transformações e a Era Digital estão cada vez mais distanciando a sociedade da natureza, compartilho que é fundamental nós educadores resgatarmos esse prazer por estar e preservar a natureza.
ExcluirQue poust lindo Joice, é uma alegria ver você levar sempre seus alunos a ter essas experiências lindas com o ambiente que as cerca. Inserir a criança no ambiente é o primeiro passo para uma Educação Ambiental de verdade. Amo ver suas postagens ♥️ parabéns.
ResponderExcluirObrigada pela visita. A conexão das crianças com a natureza faz com que elas criem desde cedo sentido/significado para a conservação e preservação ambiental.
ExcluirMuito importante essw trabalho de relacionamento e exploração dos elementos que formam nossa propria exiatencia social! É certo e necessário o experimento que estás proporcionando as crianças! Parabéns professora Joice!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita profa. Sonia, a escola para as infâncias é esse espaço em que não existem paredes para limita-las, é um espaço em que elas estão a todo momento vivenciando e construindo símbolos e significados, e cabe a nós educadores sermos os mediadores dessas aprendizagens.
ExcluirSempre que tiver um tempinho, passarei por aqui!
ExcluirSeu trabalho e muito importante esse trabalho de relacionamento e dos elementos que formam nossa própria exlatencia sociall e certo com esses crianças ❤❤❤parabens professora joicee 🥰🥰🥰
ResponderExcluirObrigada pela vista Geeh, a escola das infâncias é esse espaço em que os protagonistas são crianças, quando o educador tem essa compreensão as crianças interagem com mais intensidade e felicidade. Eu tenho comigo que o importante na educação infantil é colecionar boas memórias e doces gargalhadas.
ExcluirParabéns o blog está lindo
ResponderExcluirParabéns pela proposta desenvolvida! Professora empenhada com crianças potentes, os resultados são significativos para uma infância leve e muito mais feliz!
ResponderExcluir