quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Arte com Biscuit

Não é de hoje que os benefício de brincar com a massinha de modelar na Educação Infantil são apresentados e comprovamos, pois auxilia na coordenação motora, concentração, imaginação, criatividade entre outros benefícios, mas além da massinha de modelar, é possível utilizar-se de outras texturas que tem a mesma intencionalidade como por exemplo: argila, biscuit, papel machê até mesmo a própria terra. Hoje irei apresentar a vivência com a Massa de Biscuit.


A proposta foi utilizar a massa de biscuit para construir elementos para a confecção de uma maquete cobre um passeio que fizemos no Criatório Recanto das Aves https://instagram.com/criatoriorecantodasaves?igshid=YmMyMTA2M2Y=, um espaço privado aberto ao público para visitação, onde é possível ter contato próximo com diversos animais que encontramos com mais frequência nas áreas camponesas.


As mesas foram organizadas no pátio da escola, pois como o biscuit seca mais rápido que a massinha de modelar, com o ar condicionado ligado as crianças teriam menos tempo para manusear a massa. 


Divididas em grupos as crianças tinham nas mesas a massa de biscuit, palito de churrasco e cola branca para fazer as produções.


O ensino de arte deve assegurar aos docentes a possibilidade de expressar-se criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em  relação ao ensino infantil. É relevante que, nas quatro linguagens da arte; integradas as seis dimensões do conhecimento artístico, as experiências e vivências estejam centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis (BRASIL, 2017, p. 197). 

O que significa fazer arte na Educação Infantil?


É fundamental compreender que fazer arte na Educação Infantil não é meramente rabiscar um pedaço de papel ou superfície, colorir xerox, amassar massinha de modelar ou amassar papel. Fazer arte na Educação Infantil é produzir signos e significados, é ampliar o desenvolvimento cognitivo, é promover a construção do senso crítico, raciocínio lógico e noções espaciais. Aprendizagens que acontecem dentro das especificidades da faixa etária (5 e 6 anos), as crianças aprendem, produzem, constroem brincando.


Portanto é preciso fundamentar, contextualizar e (re)significar as práticas voltadas para a apreciação e produção artística, principalmente na Educação Infantil etapa que as crianças absorvem com grande intensidade os estímulos no seu entorno.


Nas imagens é possível captar as crianças emergidas em suas produções artísticas, pois elas participaram de todo o processo de construção, metodologia importante para que as crianças tomem propriedades das suas aprendizagens.

Agora me conte, vocês estão fazendo/produzindo/construindo/observando artes de maneira significativa com suas crianças?

8 comentários:

  1. Parabéns professora joice seu trabalho ta nota 10 🥰🥰❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita. Os créditos vão todos para as crianças que estão a cada dia construindo aprendizagens significativas.

      Excluir
    2. Olá! Passando pra espiar esse trabalho tão legal!!!🤩 PARABÉNS porser essa professra tão dedicada!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹🌹🌹🌹

      Excluir
  2. Eu amo muito o seu trabalho 😍😍😍😍😊😊😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está fazendo a diferença na educação infantil 😀

      Excluir
  3. Muito bom ver as crianças se divertindo na escola.

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei os registros pelo Instagram, e passando para deixar meu comentário de como essa proposta é encantadora!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques