Não é de hoje que os benefício de brincar com a massinha de modelar na Educação Infantil são apresentados e comprovamos, pois auxilia na coordenação motora, concentração, imaginação, criatividade entre outros benefícios, mas além da massinha de modelar, é possível utilizar-se de outras texturas que tem a mesma intencionalidade como por exemplo: argila, biscuit, papel machê até mesmo a própria terra. Hoje irei apresentar a vivência com a Massa de Biscuit.
A proposta foi utilizar a massa de biscuit para construir elementos para a confecção de uma maquete cobre um passeio que fizemos no Criatório Recanto das Aves https://instagram.com/criatoriorecantodasaves?igshid=YmMyMTA2M2Y=, um espaço privado aberto ao público para visitação, onde é possível ter contato próximo com diversos animais que encontramos com mais frequência nas áreas camponesas.
As mesas foram organizadas no pátio da escola, pois como o biscuit seca mais rápido que a massinha de modelar, com o ar condicionado ligado as crianças teriam menos tempo para manusear a massa.
Divididas em grupos as crianças tinham nas mesas a massa de biscuit, palito de churrasco e cola branca para fazer as produções.
O ensino de arte deve assegurar aos docentes a possibilidade de expressar-se criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma experiência de continuidade em relação ao ensino infantil. É relevante que, nas quatro linguagens da arte; integradas as seis dimensões do conhecimento artístico, as experiências e vivências estejam centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis (BRASIL, 2017, p. 197).
O que significa fazer arte na Educação Infantil?
É fundamental compreender que fazer arte na Educação Infantil não é meramente rabiscar um pedaço de papel ou superfície, colorir xerox, amassar massinha de modelar ou amassar papel. Fazer arte na Educação Infantil é produzir signos e significados, é ampliar o desenvolvimento cognitivo, é promover a construção do senso crítico, raciocínio lógico e noções espaciais. Aprendizagens que acontecem dentro das especificidades da faixa etária (5 e 6 anos), as crianças aprendem, produzem, constroem brincando.
Portanto é preciso fundamentar, contextualizar e (re)significar as práticas voltadas para a apreciação e produção artística, principalmente na Educação Infantil etapa que as crianças absorvem com grande intensidade os estímulos no seu entorno.
Nas imagens é possível captar as crianças emergidas em suas produções artísticas, pois elas participaram de todo o processo de construção, metodologia importante para que as crianças tomem propriedades das suas aprendizagens.
Agora me conte, vocês estão fazendo/produzindo/construindo/observando artes de maneira significativa com suas crianças?
Parabéns professora joice seu trabalho ta nota 10 🥰🥰❤
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita. Os créditos vão todos para as crianças que estão a cada dia construindo aprendizagens significativas.
ExcluirOlá! Passando pra espiar esse trabalho tão legal!!!🤩 PARABÉNS porser essa professra tão dedicada!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹🌹🌹🌹
ExcluirEu amo muito o seu trabalho 😍😍😍😍😊😊😊
ResponderExcluirEstá fazendo a diferença na educação infantil 😀
ExcluirMuito bom ver as crianças se divertindo na escola.
ResponderExcluirLindo trabalho 🥰❤
ResponderExcluirAcompanhei os registros pelo Instagram, e passando para deixar meu comentário de como essa proposta é encantadora!
ResponderExcluir