quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Somos assim!

Para falar sobre identidade na Educação Infantil podemos nos orientar pelo Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós. Partindo da Base Nacional Comum Curricular, foi organizado um momento com a turma do Pré Fase II C. 


A proposta para essa aula foi localizar na biblioteca livros em que tivesse alguém personagem que se parecesse com cada criança.


O início da busca representou: ursinhos, carrinhos, bichinhos, personagens irreais do faz de conta. 
Para a segunda imersão, foi preciso contextualizar as crianças para a riqueza de detalhes contida na história: Cabelo Ruim, que foi explorada durante 2 semanas em leitura fracionada com eles e relembrar a vivência no espelho (postada no blog no dia 27 de outubro de 2021). 
 

Após esse refresh, as crianças iniciaram uma nova busca.


Começaram as primeiras indagações:
- Nossa esse parece comigo!
- Você é um ursinho?
- Ela não parece comigo!
- Prof. ela parece um pouco com você, mais a pele dela é mais escura.
- Eu não sabia que tinha alguém parecido comigo.
A conversa rolou solta.


Após encontrar os personagens nos livros chegou a hora de contar o que era mais parecido entre a criança e a personagem do livro.


Em roda na frente da escola começamos as apresentações, alguns mostraram somente a personagem outros já quiseram contar primeiro a história.


O objetivo inicial era reconhecer-se dentro dos livros de acordo com as suas características individuais.


Arthur disse que a sua personagem tinha cabelos, olhos e nariz igual ao seu, finalizou que a cor era branca como a sua. Nataniel muito atento indagou: - sua pele é beje clara.


Davi Luiz disse que escolheu o livro porque a personagem tinha uma chuteira e uma bermuda igual a sua.
Mariana indagou que ele estava de chinelo.
Ao perguntar se tinha mais alguma semelhança, ele disse que não.


O Nataniel disse que encontrou um menino igualzinho a ele e ficou eufórico quando se descobriu no livro.


A personagem da Julia era uma bruxa com longos cabelos ruivos, a Cibelle Alice disse que não era parecida, e Julia enfatizou o cabelo dela é do tamanho do meu.


Já a Maria Laura escolheu uma sereia com cabelos curtos e cacheados, que para ela era a mais bonita. 



Explicar os conceitos de identidade e identificação na Educação Infantil vai além da contextualização teórica. Para os pequenos é necessário partir de suas vivências, de sua história, do seu pertencimento. 


Novembro Negro
Valorização 
Respeito 
Conscientização 

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌



Para pensar…


“Toda criança quer ser levada a sério dentro e fora do seu mundo de faz de conta” (Silva, 2021)

 

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Terra - Mar

http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/aprender-sobre-africa-um-pouco-de-mocambique

A história da cultura africana é marcada por invisibilidade e apagamentos. Uma das formas de fazer o resgate e valorização cultural na Educação Infantil é apresentação além da história real, brincadeiras para que as crianças possam vivenciar. A brincadeira Terra - Mar tem muitas variações, mais a sua origem é em Moçambique.

E que tal organizar as crianças para conhecerem a história e brincarem com essa brincadeira que tem origem em Moçambique 


Novembro Negro
Valorização 
Respeito 
Conscientização 

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌


segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Circuito Motor na Educação Infantil

Subir, descer, rastejar, equilibrar, andar, correr, pular entre outras habilidades que são desenvolvidas na Educação Infantil. 

Existe um lugar certo para essas aprendizagens acontecerem? Vamos conhecer essa vivência de circuito motor com criancas de 5 anos?

 

Existem muros, cercas, cercados, portas e portões que separam a escola das crianças. Por delimitação, por segurança, por proteção, e por muitas vezes essas demarcações impedem que as crianças tenham vivências dentro do seu próprio contexto social.


Da janela da sala as crianças observavam as máquinas trabalhando no terreno ao lado da escola. Olhares curiosos na tentativa de descobrir o que estava acontecendo lá do outro lado. 
Qual seria o caminho para chegar até lá?


Seria possível vivenciar um circuito motor sem demarcações?
Seria possível explorar aquele espaço aberto que vai para além do cercado da escola?



E se alguém cair?
E se alguém se machucar?
E se alguém fugir?
E se alguém chorar?



As perguntas do “e se …”, podem abrir um leque de possibilidades como também podem limitar as possibilidades. Para essa vivência nos escolhemos o “vamos”. 
E as crianças foram pelos caminhos estreitos pelos espaços abertos, pela calçada, com olhares de descobrimento, até encontrar o tão observado moro. E para a surpresa de todos, não era somente um existiam vários!


Muitas descobertas!


Muitas possibilidades!


Muitas aventuras!


Muitas risadas!


Elas pertencem ao todo e por pertencerem tomam posse das vivências.





E a volta foi pelo mesmo caminho, mas agora diferente da ida, ela foi marcada por muitas histórias, compartilhamentos e a sensação de pertencimento.


E vocês podem estar se perguntando como tudo se desenvolveu - pois bem, teve tombo, teve rolamento, teve pequenos acidentes, muitas risadas. E naquele Espaco  nada convencional ocorreram múltiplas aprendizagens.

E os olhares curiosos já não eram os das crianças, e sim daqueles que passavam o sorriam junto com o contentamento delas. 

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌


domingo, 7 de novembro de 2021

Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Sinop

 O tão esperado encontro presencial aconteceu e foi muito significativo, pois foi possível socializar as vivências da rede municipal de Sinop. Momento para contemplar com riqueza de detalhes tudo o que as escolas estão fazendo neste ano.

E lógico que não iríamos ficar de fora desse momento 🥰


Na última quinta-feira (04/11/2021). Fomos apresentar um dos resultados do Projeto Acolhida Legal na Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Sinop.


Para esse momento de socializações e reflexões, escolhemos a vivência da pintura suspensa. Atividade que já foi compartilhada aqui no blog.



    
Eu sou apaixonada por essa vivência e essa oportunidade de socializar presencialmente foi muito importante considerando esse momento em que estamos tão distantes 





Educação Infantil de Sinop em Destaque!

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Lendo para seu filho(a)



Esse projeto surgiu de uma conversa que aconteceu em um momento de acolhida em sala de aula. Uma das crianças estava contando em sua mesa que a sua mãe conta histórias todos os dias.

Então começamos a conversar e ao perguntar se eles ouviam história para dormir, muitos disseram que não. Então surgiu o Projeto: lendo para o seu filho(a). 

Olhem esse registro encantador ❤️

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌


Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques