quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Somos assim!

Para falar sobre identidade na Educação Infantil podemos nos orientar pelo Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós. Partindo da Base Nacional Comum Curricular, foi organizado um momento com a turma do Pré Fase II C. 


A proposta para essa aula foi localizar na biblioteca livros em que tivesse alguém personagem que se parecesse com cada criança.


O início da busca representou: ursinhos, carrinhos, bichinhos, personagens irreais do faz de conta. 
Para a segunda imersão, foi preciso contextualizar as crianças para a riqueza de detalhes contida na história: Cabelo Ruim, que foi explorada durante 2 semanas em leitura fracionada com eles e relembrar a vivência no espelho (postada no blog no dia 27 de outubro de 2021). 
 

Após esse refresh, as crianças iniciaram uma nova busca.


Começaram as primeiras indagações:
- Nossa esse parece comigo!
- Você é um ursinho?
- Ela não parece comigo!
- Prof. ela parece um pouco com você, mais a pele dela é mais escura.
- Eu não sabia que tinha alguém parecido comigo.
A conversa rolou solta.


Após encontrar os personagens nos livros chegou a hora de contar o que era mais parecido entre a criança e a personagem do livro.


Em roda na frente da escola começamos as apresentações, alguns mostraram somente a personagem outros já quiseram contar primeiro a história.


O objetivo inicial era reconhecer-se dentro dos livros de acordo com as suas características individuais.


Arthur disse que a sua personagem tinha cabelos, olhos e nariz igual ao seu, finalizou que a cor era branca como a sua. Nataniel muito atento indagou: - sua pele é beje clara.


Davi Luiz disse que escolheu o livro porque a personagem tinha uma chuteira e uma bermuda igual a sua.
Mariana indagou que ele estava de chinelo.
Ao perguntar se tinha mais alguma semelhança, ele disse que não.


O Nataniel disse que encontrou um menino igualzinho a ele e ficou eufórico quando se descobriu no livro.


A personagem da Julia era uma bruxa com longos cabelos ruivos, a Cibelle Alice disse que não era parecida, e Julia enfatizou o cabelo dela é do tamanho do meu.


Já a Maria Laura escolheu uma sereia com cabelos curtos e cacheados, que para ela era a mais bonita. 



Explicar os conceitos de identidade e identificação na Educação Infantil vai além da contextualização teórica. Para os pequenos é necessário partir de suas vivências, de sua história, do seu pertencimento. 


Novembro Negro
Valorização 
Respeito 
Conscientização 

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8 comentários:

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    1. Gratidão pela sua visita aqui no blog.
      "A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação". (Maria Montessori)

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  2. Respostas
    1. Gratidão pela sua visita aqui no blog.
      "A inteligência da criança observa amando e não com indiferença - isso é o que faz ver o invisível". (Maria Montessori)

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  3. Respostas
    1. Gratidão pela sua visita aqui no blog.
      "O maior sinal de sucesso para um professor é poder dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse". (Maria Montessori)

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  4. Educação como prática emancipatória, registro de um momento importante para as crianças.

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