A indicação de Música da semana é a a Bolinha de Sabão (Paulo Tatit) interpretada pelo Grupo Palavra Cantada.
Bolinha de sabão é um música que envolve ritmo e principalmente a descoberta de fazer os sons rimados com a boca.
A indicação de Música da semana é a a Bolinha de Sabão (Paulo Tatit) interpretada pelo Grupo Palavra Cantada.
Bolinha de sabão é um música que envolve ritmo e principalmente a descoberta de fazer os sons rimados com a boca.
Amoras é uma história envolvente que fala sobre afetividade e pontua uma forma acontecimentos históricos.
As ilustrações despertam a atenção pela riqueza de detalhes principalmente pela cartela de cores utilizada.
É sobre Lutar, É sobre vivenciar, É sobre respeitar…
É sobre identidade e identificação, É sobre representatividade, É sobre ocupar os espaços…
É sobre as crianças, É sobre as infâncias, É sobre as identidades…
Agora me conta, na biblioteca da sua escola tem o livro Amoras?
A biblioteca da sua escola da sua escola contempla títulos que versam sobre as diversidades?
E você professor(a) quantos livros que abordam a temática da diversidade, você levou, apresentou, leu para sua turma nesse ano de 2022?
Nos comentários você pode dividir suas experiências…
O final do primeiro semestre está se aproximando, e com ele também chega o tempo de se debruçar sobre os relatórios descritivos das crianças.
O desenho dirigido é uma excelente ferramenta metodológica para auxiliar na construção dos relatórios.
Abaixo alguns registros da produção das crianças.
A criança precisa estar em constante movimento para a garantia do seu desenvolvimento global. O movimento seja ele amplo ou contido está intrínseco no ser humano e em cada fase do seu desenvolvimento precisa de subsídios para haver a sua ampliação.
Nessa faixa etária de 4 e 5 anos as crianças estão em constantes descobertas, vencendo desafios, medos, insegurança entre outros. Mesmo assim, quando estão inseridas em espaços e contextos pensados/organizados para o seu desenvolvimento autônomo e global, é possível identificar a participação efetiva e significativa dentro das propostas mediadas pelos adultos.
A proposta apresentada para essa vivência foi um Circuito Motor, para isso utilizamos uma árvore (pé de ingá) que faz sombra para o parque de pneus.
Existe um jeito certo para se movimentar?
O que o circuito motor precisa ter?
Alguns questionamentos foram feitos pelas crianças, mas que também permeiam as inseguranças dos adultos quando propõem uma simples vivências em cima de uma árvore.
Tenho medo! - E se a criança cair?
É perigoso! - Se subir aí, você sabe que pode se machucar?
Não é seguro! - Não acha melhor brincar no chão?
As infâncias e as instituições de educação infantil estão em constante movimento, e por que não usar a sombra de uma árvore para se movimentar?
Olhares, descobertas, desafios, superações,
Piaget desenvolveu um estudo que não foi inicialmente desenvolvido para a educação, mas que exemplifica o processo de aquisição de novos saberes. Estou falando da teoria de Equilibração:
Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...