quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Artigo de Opinião


A educação infantil é o espaço e o tempo inicial para o desenvolvimento das relações por meio das interações. Falar sobre as interações é fácil, afinal a cada passo, olhar, palavra, gesto, movimento estamos interagindo com as pessoas, os espaços, os objetos. Mas quando estamos falando sobre as relações e interações nos espaços educativos destinados para as infâncias, precisamos concentrar esforços sobre a complexidade e a sensibilidade de INTERAGIR. Quando interagimos temos a oportunidade de AFETAR o outro, a nos mesmos, o espaço, o tempo… mas o movimento de afetar está diretamente atrelado ao sentimento de PERTENCER, por isso pontuo que antes das interações e brincadeiras, o movimento fundante da educação infantil precisa ser o de pertencimento.

Quem vive as infâncias?

Quem tem propriedade para escolher os caminhos das infâncias?

A quem pertence a escola de educação infantil?

A criança tem espaço para apresentar suas preferências?

O currículo da educação infantil efetivamente compreender as infâncias?

Esses são alguns pontos que nós precisamos refletir principalmente para promover uma mudança visando garantir os direitos das crianças e a materialidade do pertencimento das infâncias.

Uma frase muito falada e ouvida e a de que “as crianças não sabem” por isso nos adultos nos apropriamos dos caminhos e escolhas para as infâncias. 

Se é o adulto que define o que é melhor para a criança, como será possível a criança PERTENCER a infância? Muito se fala sobre as crianças e as infâncias, mas pouco de ouve as crianças. 

Quem são os especialistas das infâncias? Esses não deveriam ser as próprias crianças?

Garantir os direitos das infâncias e das crianças perpassa pela garantia do direito de pertencer.

A BNCC apresenta 6 direitos de aprendizagens para as crianças na educação, e ao analisá-los é possível associá-los com o PERTENCIMENTO. 


Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e

diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.


Se a infância é o tempo da criança e a escola de educação infantil é para a criança, porque nossas crianças continuam sendo privadas de uma educação pensada/praticada por elas?


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Indicação de Literatura


 Livro: Qual é o Monstro?

Autores: Lô Carvalho e Suria Scapin

Ilustrações: Aline Casassa

Editora: Bamboozinho 

Quem tem medo de monstro?

E quem tem medo de palavras desconhecidas?


Essa é a proposta para essa história que prende a atenção das crianças tanto pelas ilustrações quanto pela história.

Tem rima, tem fantasia, desperta a curiosidade…


Mais principalmente instiga a curiosidade e a continuação das páginas não é nada óbvia…


As crianças entraram na onda da história e surgiram várias hipóteses, novas palavras e muitas risadas….



E na biblioteca da sua tem o livro “Qual é o monstro?



segunda-feira, 29 de agosto de 2022

O Pequeno Príncipe Preto

A indicação de literatura é um livro cheio novos saberes que levam a criança a uma reflexão sobre família, respeito, afeto, pertencimento 

Livro: O Pequeno Príncipe Preto

Autor: Rodrigo França

Editora: Nova Fronteira 

Páginas: 32

Metodologia: fazer uma leitura fragmentada durante a semana. 

Por ser um história longa fragmenta-lá é uma das formas de apresentar para as crianças. 


Porque o nome da história é esse?


O que é um baobá?


O que é ancestralidade?


Existe um movimento cultural que apresentou para o mercado literário obras assim como O pequeno Príncipe Preto que versam sobre a temática das relações étnico raciais, é importante reforçar dentro dos espaços de educação formal ou informal a temática, principalmente com o objetivo de diminuir com o preconceito, discriminação racial e racismo desde os primeiros anos de vida das crianças.

E você conhece esse obra? 

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Introdução ao Kit Robótica

 Hoje foi dia iniciarmos com de introdução a robótica.


O Kit Introdutório de Robótica é destinado para as crianças pequenas estarem desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. 


As suas peças são desenvolvidas para oportunizar a construção de objetos estáticos e móveis. Isso porque fazem parte do kit engrenagens, roldanas, parafusos e porcas.

Para as aulas introdutórias de Robótica é feita uma primeira explicação sobre as peças, as formas de encaixar e as múltiplas possibilidades para montar.

Hoje dividi a sala em 2 grupos e disponibilizei as peças para elas realizarem a livre exploração.

Por serem peças que fogem das usualmente utilizadas em sala, o Kit Robótica exige das crianças um nível maior de concentração. 

Além de exigir que as crianças aprendam a trabalhar em equipe, mesmo que 1 kit propicie montar várias objetos ao mesmo tempo, ele também requer o trabalho em equipe.

E para trabalhar em equipe é necessário o diálogo, as negociações, as trocas… 

A concentração era tanta que quando uma peça caia no chão era possível ouvir o som.

O Kit Robótica está disponível para as Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Sinop.

Além de disponibilizar os kits para as escola, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) ofertam de forma gratuita o Curso de Robótica para os estudantes.

E você professor utiliza o Kit Robótica em suas aulas?

Quais as suas experiências com a utilização do kit com suas crianças?

Deixe seu relato nos comentários…🌻

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Indicação de Música

A indicação de Música da semana é a a Bolinha de Sabão (Paulo Tatit) interpretada pelo Grupo Palavra Cantada.


Bolinha de sabão é um música que envolve ritmo e principalmente a descoberta de fazer os sons rimados com a boca.


Para esse momento a opção foi utilizar as bolinhas de sabão para fazer as bolinhas de sabão.


Qual o motivo da substituição?


As crianças estão encontrando dificuldades no movimento de rosca, então optei pela substituição.


Então as crianças tiveram que abrir o brinquedo, fazer as bolinhas de sabão, equilibrar o pote com a água e o sabão, andar e seguir o ritmo da música.


E o resultado? 


Muitas risadas…


Muita concentração…


Múltiplas aprendizagens…


E você professor, já utilizou a Música Bolinha de Sabão em suas aulas?

Ainda não? Então clique na aba playlist e entre essa outras música que utilizo nos momentos de musicalização.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Indicação de Literatura


Para hoje a indicação de literatura é o livro Amoras de autora do cantor Emicida.


Amoras é uma história envolvente que fala sobre afetividade e pontua  uma forma acontecimentos históricos. 

As ilustrações despertam a atenção pela riqueza de detalhes principalmente pela cartela de cores utilizada.

É sobre Lutar, É sobre vivenciar, É sobre respeitar…

É sobre identidade e identificação, É sobre representatividade, É sobre ocupar os espaços…

 

É sobre as crianças, É sobre as infâncias, É sobre as identidades…

Agora me conta, na biblioteca da sua escola tem o livro Amoras? 

A biblioteca da sua escola da sua escola contempla títulos que versam sobre as diversidades?

E você professor(a) quantos livros que abordam a temática da diversidade, você levou, apresentou, leu para sua turma nesse ano de 2022?

Nos comentários você pode dividir suas experiências…


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