quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Roda de Conversa na Educação Infantil

 
A primeira forma de registro da criança na educação infantil é por meio do desenho, está é uma importante estratégia metodológica para fomentar a produção artística e estimular que a criança no desenvolvimento de suas habilidade e competências.
 

A proposta para essa vivência foi que as crianças registrassem em forma de desenho o seu final de semana. Para isso, elas teriam uma folha A4 e para o registro poderiam utilizar: lápis de cor, canetinha, giz de cera...


Após terminarem os desenhos, nos direcionamos para o centro da sala, formamos uma roda e começamos as apresentações. Para a apresentação as crianças tiveram que identificar as próprias produções e fazer um relato sobre o desenho.

Os primeiros relatos começaram tímidos, até que a Nayara relatou que durante o final de semana foi visitar sua avó no município de Cláudia, logo a história ganhou olhares curiosos, e quando chegou no banho de caixa d´agua na casa da avó foi o ápice.

Logo as crianças começaram a perceber que o final de semana da turma tinha sido animado, teve quem foi para a igreja com os pais, com a tia, teve quem comeu pipoco, chocolate, tomou banho de piscina, também teve quem ficou em casa e brincou sozinho.

Essa roda de conversa as crianças precisaram além de exercitar a escuta também tiveram o estimulo visual oportunizado pela confecção dos desenhos.

Ao final ouve uma troca de desenhos, cada criança escolheu um amigo para presentar com o seu desenho.

Durante a troca de desenhos, houve um momento em que presenciamos a recusa na troca, com a justificativa de que não gostava de trocar de trocar desenhos. Houve a intervenção de algumas crianças que justificaram as trocas como sendo presentes. Conflito resolvido, cada um guardou seu presente na mochila.

"A roda de conversa tem sido compreendida, no contexto escolar, como um espaço de exercício democrático, que privilegia o estabelecimento de diálogos, debates e trocas de ideias. Na Educação Infantil, essa atividade constitui-se como elemento frequente da organização didática e metodológica, como forma de subsidiar um trabalho com a linguagem oral e valorizar a produção infantil. A roda de conversa é instrumento regularmente utilizado no cotidiano da Educação Infantil para o trabalho com os conteúdos escolares, mas, é um método de pesquisa que permite ao sujeito expressar sua singularidade."https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1637/660 (SILVA, 2016)

 

Sobre as rodas de conversa na sua turma, como elas ocorrem?

Deixe nos comentários o seu registro...


quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Artigo de Opinião


A educação infantil é o espaço e o tempo inicial para o desenvolvimento das relações por meio das interações. Falar sobre as interações é fácil, afinal a cada passo, olhar, palavra, gesto, movimento estamos interagindo com as pessoas, os espaços, os objetos. Mas quando estamos falando sobre as relações e interações nos espaços educativos destinados para as infâncias, precisamos concentrar esforços sobre a complexidade e a sensibilidade de INTERAGIR. Quando interagimos temos a oportunidade de AFETAR o outro, a nos mesmos, o espaço, o tempo… mas o movimento de afetar está diretamente atrelado ao sentimento de PERTENCER, por isso pontuo que antes das interações e brincadeiras, o movimento fundante da educação infantil precisa ser o de pertencimento.

Quem vive as infâncias?

Quem tem propriedade para escolher os caminhos das infâncias?

A quem pertence a escola de educação infantil?

A criança tem espaço para apresentar suas preferências?

O currículo da educação infantil efetivamente compreender as infâncias?

Esses são alguns pontos que nós precisamos refletir principalmente para promover uma mudança visando garantir os direitos das crianças e a materialidade do pertencimento das infâncias.

Uma frase muito falada e ouvida e a de que “as crianças não sabem” por isso nos adultos nos apropriamos dos caminhos e escolhas para as infâncias. 

Se é o adulto que define o que é melhor para a criança, como será possível a criança PERTENCER a infância? Muito se fala sobre as crianças e as infâncias, mas pouco de ouve as crianças. 

Quem são os especialistas das infâncias? Esses não deveriam ser as próprias crianças?

Garantir os direitos das infâncias e das crianças perpassa pela garantia do direito de pertencer.

A BNCC apresenta 6 direitos de aprendizagens para as crianças na educação, e ao analisá-los é possível associá-los com o PERTENCIMENTO. 


Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e

diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.


Se a infância é o tempo da criança e a escola de educação infantil é para a criança, porque nossas crianças continuam sendo privadas de uma educação pensada/praticada por elas?


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Indicação de Literatura


 Livro: Qual é o Monstro?

Autores: Lô Carvalho e Suria Scapin

Ilustrações: Aline Casassa

Editora: Bamboozinho 

Quem tem medo de monstro?

E quem tem medo de palavras desconhecidas?


Essa é a proposta para essa história que prende a atenção das crianças tanto pelas ilustrações quanto pela história.

Tem rima, tem fantasia, desperta a curiosidade…


Mais principalmente instiga a curiosidade e a continuação das páginas não é nada óbvia…


As crianças entraram na onda da história e surgiram várias hipóteses, novas palavras e muitas risadas….



E na biblioteca da sua tem o livro “Qual é o monstro?



segunda-feira, 29 de agosto de 2022

O Pequeno Príncipe Preto

A indicação de literatura é um livro cheio novos saberes que levam a criança a uma reflexão sobre família, respeito, afeto, pertencimento 

Livro: O Pequeno Príncipe Preto

Autor: Rodrigo França

Editora: Nova Fronteira 

Páginas: 32

Metodologia: fazer uma leitura fragmentada durante a semana. 

Por ser um história longa fragmenta-lá é uma das formas de apresentar para as crianças. 


Porque o nome da história é esse?


O que é um baobá?


O que é ancestralidade?


Existe um movimento cultural que apresentou para o mercado literário obras assim como O pequeno Príncipe Preto que versam sobre a temática das relações étnico raciais, é importante reforçar dentro dos espaços de educação formal ou informal a temática, principalmente com o objetivo de diminuir com o preconceito, discriminação racial e racismo desde os primeiros anos de vida das crianças.

E você conhece esse obra? 

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Introdução ao Kit Robótica

 Hoje foi dia iniciarmos com de introdução a robótica.


O Kit Introdutório de Robótica é destinado para as crianças pequenas estarem desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. 


As suas peças são desenvolvidas para oportunizar a construção de objetos estáticos e móveis. Isso porque fazem parte do kit engrenagens, roldanas, parafusos e porcas.

Para as aulas introdutórias de Robótica é feita uma primeira explicação sobre as peças, as formas de encaixar e as múltiplas possibilidades para montar.

Hoje dividi a sala em 2 grupos e disponibilizei as peças para elas realizarem a livre exploração.

Por serem peças que fogem das usualmente utilizadas em sala, o Kit Robótica exige das crianças um nível maior de concentração. 

Além de exigir que as crianças aprendam a trabalhar em equipe, mesmo que 1 kit propicie montar várias objetos ao mesmo tempo, ele também requer o trabalho em equipe.

E para trabalhar em equipe é necessário o diálogo, as negociações, as trocas… 

A concentração era tanta que quando uma peça caia no chão era possível ouvir o som.

O Kit Robótica está disponível para as Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Sinop.

Além de disponibilizar os kits para as escola, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) ofertam de forma gratuita o Curso de Robótica para os estudantes.

E você professor utiliza o Kit Robótica em suas aulas?

Quais as suas experiências com a utilização do kit com suas crianças?

Deixe seu relato nos comentários…🌻

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Indicação de Música

A indicação de Música da semana é a a Bolinha de Sabão (Paulo Tatit) interpretada pelo Grupo Palavra Cantada.


Bolinha de sabão é um música que envolve ritmo e principalmente a descoberta de fazer os sons rimados com a boca.


Para esse momento a opção foi utilizar as bolinhas de sabão para fazer as bolinhas de sabão.


Qual o motivo da substituição?


As crianças estão encontrando dificuldades no movimento de rosca, então optei pela substituição.


Então as crianças tiveram que abrir o brinquedo, fazer as bolinhas de sabão, equilibrar o pote com a água e o sabão, andar e seguir o ritmo da música.


E o resultado? 


Muitas risadas…


Muita concentração…


Múltiplas aprendizagens…


E você professor, já utilizou a Música Bolinha de Sabão em suas aulas?

Ainda não? Então clique na aba playlist e entre essa outras música que utilizo nos momentos de musicalização.

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