A proposta para essa vivência foi que as crianças registrassem em forma de desenho o seu final de semana. Para isso, elas teriam uma folha A4 e para o registro poderiam utilizar: lápis de cor, canetinha, giz de cera...
Após terminarem os desenhos, nos direcionamos para o centro da sala, formamos uma roda e começamos as apresentações. Para a apresentação as crianças tiveram que identificar as próprias produções e fazer um relato sobre o desenho.
Os primeiros relatos começaram tímidos, até que a Nayara relatou que durante o final de semana foi visitar sua avó no município de Cláudia, logo a história ganhou olhares curiosos, e quando chegou no banho de caixa d´agua na casa da avó foi o ápice.
Logo as crianças começaram a perceber que o final de semana da turma tinha sido animado, teve quem foi para a igreja com os pais, com a tia, teve quem comeu pipoco, chocolate, tomou banho de piscina, também teve quem ficou em casa e brincou sozinho.
Essa roda de conversa as crianças precisaram além de exercitar a escuta também tiveram o estimulo visual oportunizado pela confecção dos desenhos.
Ao final ouve uma troca de desenhos, cada criança escolheu um amigo para presentar com o seu desenho.
Durante a troca de desenhos, houve um momento em que presenciamos a recusa na troca, com a justificativa de que não gostava de trocar de trocar desenhos. Houve a intervenção de algumas crianças que justificaram as trocas como sendo presentes. Conflito resolvido, cada um guardou seu presente na mochila.
"A roda de conversa tem sido compreendida, no contexto escolar, como um espaço de exercício democrático, que privilegia o estabelecimento de diálogos, debates e trocas de ideias. Na Educação Infantil, essa atividade constitui-se como elemento frequente da organização didática e metodológica, como forma de subsidiar um trabalho com a linguagem oral e valorizar a produção infantil. A roda de conversa é instrumento regularmente utilizado no cotidiano da Educação Infantil para o trabalho com os conteúdos escolares, mas, é um método de pesquisa que permite ao sujeito expressar sua singularidade."https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1637/660 (SILVA, 2016)
Sobre as rodas de conversa na sua turma, como elas ocorrem?
Deixe nos comentários o seu registro...
Que encanto! Parabéns Profa. Joice por possibilitar esses momentos de aprendizagem significativa 🥰❤👏🏿👏🏿
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita professor Flávio, a Educação Infantil precisa ser pensada/praticada para /com as crianças. As aprendizagens significativas só tem significado quando partem dos interesses das crianças.
ExcluirMuito bem profa..joice por possibilitar esses momentos lindo que eles vão aprendendo❤😍😍😍
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita. A Educação Infantil apresenta um leque muito grande de possibilidades, cabe a nos professores oportunizarmos para as crianças ambientes organizados para ampliar suas aprendizagens.
ExcluirParabéns estou muito feliz por vc profa.joice 😍😍😍❤
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita. Gratidão por acompanhar nosso trabalho.
ExcluirAmo muito o seu trabalho ❤❤❤❤
ResponderExcluirGratidão pelo reconhecimento.
ExcluirAmei a indicação. Parabéns a turminha.
ResponderExcluirParabéns por compartilhar as atividades com as crianças. Um belo trabalho.
ResponderExcluirAdorei seu trabalho!!! ❤💛💙💚Deixo o convite para uma roda de conversa na sala de Recursos!!!
ResponderExcluirVamos explorar relatos e aprender a conhecer nossos alunos!!