segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Jogo da memória na educação infantil

         
A criança na educação infantil precisa antes de ler e escrever estar inserida em um contexto educacional que proporcione ela ampliar as suas vivências e experiências. Com a proposta para ampliar a memorização de forma lúdica, as crianças brincaram de jogo da memória. Regras do jogo, memorização, reconhecimento das figuras tudo isso associado em uma vivência que corrobora para o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

Professora: Joice Ribeiro 

Bolsista: Lilian 


                              


Está vivências está ancorada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento mandatório que organiza em campos de experiências as práticas desenvolvidas na educação infantil e  apresenta as habilidades que cada faixa etária pode alcançar.




Para essa vivências utilizo o Campo de Experiência: Espaços, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações. 


EI03ET07: Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

EI03ET05: Classificar objetos e figuras, de acordo com suas semelhanças e diferenças.









Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

 Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Acolhida: pintura em tela suspensa

Todas as sextas-feiras turma do Pré Fase II C é recepcionada em um espaço fora da sala de aula, nesta sexta-feira (24/09/2021) eles encontraram um espaço organizado para pintura com tinta guache. Na frente da escola tem um pergolato que foi utilizado para suspender as telas. 

Professora: Joice Ribeiro 

Bolsista: Lilian 


As telas foram suspensas com o auxílio do prendedor e do elástico. Com o objetivo de ampliar as vivências cognitivas, considerando que ao se movimentar as telas exigem das crianças uma maior concentração para realizar as pinturas. 

As tintas foram dispostas no sentido de que as crianças tivessem autonomia para escolher. 


E assim, no tempo e no movimento das crianças as primeiras pinceladas começaram a aparecer. 





Cada um encontrou a melhor forma para adaptar a pintura suspensa. 





E a assinatura dos artistas estava presente, afinal toda obra tem um pintor. 







E de repente surgiram visitas no nosso espaço. Os alunos das professoras Celóide (Pré I) Jade (Pré I) e Simone (Creche IV) também aproveitaram para criar as suas obras. 
 

E no final, as cores para além das telas!!!
Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dobradura e reconto de histórias

        

Durante a formação que ocorreu no primeiro semestre de 2021 ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, a formadora Lídia apresentação uma proposta de apresentar para as crianças uma dobradura que se transformava em um livro. Considerando importante para o desenvolvimento das criança, nos do Pré Fase II C vivenciamos essa proposta. Abaixo confira alguns registros dessa divertida construção. 

Professora: Joice Ribeiro

Bolsista: Lilian 
























Gostou dessa vivência? Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques