terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Transição - Educação Infantil - Fundamental I


O final de ano chega e com ele chegam as comemorações, confraternizações a atmosfera natalina toma conta dos espaços escolares, mas também juntamente com a data chega a transição. Sim, esse “ão” representa uma rotação diferente na rotina das nossas crianças, seja a transição de sala, professor(a), colegas e no nosso caso que somos uma turma de Pré Fase II, mudamos de escola.





Essas mudanças para o adulto soam com usuais (natural), mas para as nossas crianças todas essas mudanças representam um turbilhão de emoções. Confesso que desde a minha graduação esse assunto me intriga.

No primeiro ano de docência (2019) a instituição que eu estava, rascunhou um plano de ação dentro das discussões da construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico), na ocasião estava com uma turma de Pré Fase I, mas não consegui vivenciar na prática a transição. Lembra que no início do ano de 2020 recebi uma mensagem de uma professora que relatou que uma das crianças da minha sala ao chegar na escola, foi buscar a sala do ano anterior. 


Sim poderia soar bonito, marquei essa criança, mas esse fato representou que eu não tinha pensado na transição da minha turma. 


O ano de 2020 chegou e a rotação foi diferente, começamos a todo vapor e de repente… veio a pandemia COVID-19, com ela veio também quase 1 ano letivo de aulas on-line. Em um outro momento eu vou reservar um tempo para contar a minha sala de professora em contexto pandêmico. Para não perder o foco, voltemos a transição, sim meu comigo o ano de 2019 e em 2020 eu negligenciei a transição.


Era necessário pensar esse movimento para que a chegada da minha turma na escola nova (fundamental I) ocorresse de uma forma mais autônoma, mais um ano e eu não consegui vivenciar a transição.

2021 chegou com muitas incertezas, aulas on-line, híbridas e retorno 100%, um turbilhão de emoções tanto para as crianças quanto para os profissionais da educação.

Mais esse ano algo mudou, conseguimos enfim pensar em vivências pensadas/planejadas para a transição do Pré Fase II (matutino e vespertino).

A turma do Pré Fase II C, foi apresentada a um projeto em que o objetivo central foi a “transição”, vou recapitular: mudança nas rotinas de sala, pátio, parque e refeitório. Se me perguntarem se eu fiz a inserção do caderno com linhas para as crianças copiarem, a resposta seja sempre “JAMAIS”, mas esse também é assunto para um outro momento.

O que eu posso dizer é que a turma foi gradativamente tomando posse dos espaços, criando suas próprias rotinas, transitando consciência e livremente pelos espaços. Então fomos da simples complexidade de utilizar garfo e faca durante as refeições até a liberdade de escolher o lugar que iria sentar (nossa escola cada sala tem sua mesa no refeitório),  posso dizer que presenciei a emoção e a responsabilidade nos olhares e movimentos das crianças com esse poder de escolha.

Eu já estava muito realizada com os caminhos desse projeto, até que veio a concretização da nossa visita na Escola Leni Terezinha Benedetti, espaço que recebe grande parte das nossas crianças. 

Sim o coração dessa professora quase saltou pela boca, e assim conseguimos finalizar um processo de transição que durou aproximadamente 3 meses. Está satisfatório? Para esse ano sim, mas minha cabeça já está fervilhando com novas possibilidades para o ano de 2022.


Eu Finalizo agradecendo a comprometimento da gestão da escola Elizete Dallabrida (diretora Adriana Arza e coordenadora pedagógica Juliana Picoli) que não mediram esforços para que todas as etapas do projeto acontecessem. Agradeço também a escola Leni Terezinha Benedetti na figura da coordenadora Kelly e da professora Vânia que nos acompanharam em todo o passeio.

É fundamental que a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I caminhem em consonância para garantir uma educação autônoma em que o protagonismo seja sempre dos nossos meninos e meninas. Respeitando o tempo e as especificidades de cada etapa. 

4 comentários:

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques