sábado, 29 de janeiro de 2022

Acolhida na Educação Infantil



Acolher na Educação Infantil não pode ser limitado ao Oi/Bom dia/Boa tarde…

Acolher tem que vir no movimento de Abrigo - Porto - Ninho. A criança sai do seu lar que é o Abrigo para adentrar a escola aparentemente sozinha deixando o seu Porto para trás, a escola precisa ser sensível para acolher no movimento de minimizar as rupturas com o Ninho.

Escola - Família - Sociedade precisam caminhar juntos.

Poderá ocorrer o choro, o estranhamento, a resistência ao novo, mas se houver um ambiente acolhedor existem grandes possibilidades de serem minimizadas.

Organizar os espaços pensando no movimento de acolher é pensar sempre em múltiplos - olhares - vivências - sentimentos.

Cantos pedagógicos, roda de conversa, podem ser excelentes estratégias metodológicas nos primeiros contatos com as crianças. Com o tempo o/a educador/a conseguem identificar as necessidades/interesses/preferências da turma, conseguindo assim organizar uma identidade própria para o momento da acolhida, oportunizando assim vivências significativas.

Vocês já devem estar se perguntando: Ela não vai falar sobre o tempo (duração) da acolhida. 

Pois bem, com relação ao tempo, ele precisa durar na medida que durar o tempo de interesse da turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques