quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Projetos na Educação Infantil


Primeiramente nada de “PROJETINHO”, é fundamental compreender a importância da identidade da educação infantil e não incorporar termos no diminutivo para associar (musiquinha, historinha… e por aí vai)

Então é Projeto para a Educação Infantil. 

“Cabe salientar que o título do projeto se partir das crianças, as vezes podem surgir nomes no diminutivo” por exemplo, ano passado o projeto da turma sobre o meio ambiente tinha como título: Pezinho de Limão. O título surgiu em uma roda de conversa. Então é preciso flexibilizar e compreender os movimentos que ocorrem no contexto coletivo.

Mas voltando para o foco, desenvolver projetos na educação infantil parte de uma corrente teórica “Pedagogia de Projetos” que tem como práxis a construção coletiva de projetos que tem como intencionalidade atender necessidades pontuais individuais e/ou coletivas. O projeto não anula o plano de aula, eles estão diretamente relacionado e precisam ser pensados em consonância.

1º O projeto tem que partir dos interesses e/ou necessidades individuais e/ou coletivas dos estudantes.

Os educadores não podem propor projetos? Podem sim, mas é necessário compreender que o educar tem o papel de mediador das ações, o protagonismo tem que estar direcionado para os estudantes.

2º no projeto é preciso detalhar as minúcias.

3º o projeto não pode ser estático, ele precisa ser flexível e estar aberto para as mudanças e movimentações que são inerentes das infâncias.

“As vivências e experiências na educação infantil não podem ser limitadas pelas margens de uma folha A4”.

Para organização de um projeto para a educação infantil ele normalmente irá surgir de uma pergunta ou indagação.

Exemplo:

Para quem?

Qual motivação?

Como fazer

Quando fazer?

Entre outras perguntas ou indagações que podem surgir. 

Como já disse o projeto está diretamente relacionado com as necessidades e/ou interesses individuais e/ou coletivos, então na educação infantil a roda de conversa é uma excelente estratégia metodológica para conseguir subsídios para os projetos. Mas nada impede que seja possível captar em ações cotidianas (movimento livre), por isso um dos aliados dos educadores tem que ser o caderno de registros.

O educador tem o papel de mediador das vivências, o protagonismo tem que estar voltado para os estudantes.

Assim como o planejamento, no projeto é possível utilizar uma estrutura:

Título 

Duração

Justificativa

Objetivos

Metodologia

Culminância 

Avaliação 

Referências


Não se esqueçam de registrar todas as vivências, seja por imagens, textos ou voz.



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