quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Planejamento de aula


Primeiramente o planejamento é a forma mais concreta do/a educador/a organizar o seu fazer pedagógico, mas ele não pode ser estático pois a sua ação está diretamente relacionado com os interesses e especificidades dos estudantes e/ou turma.

Compreendo que não existe uma receita de bolo para fazer o planejamento, cabe salientar que a instituição e o/a educador/a podem estruturar um modelo para auxiliar está construção (sem ter como sentido a obrigatoriedade).
Nesse sentido irei apresentar o uma estrutura base que utiliza para a construção do meu planejamento.

✅ Conheça a sua turma - vocês podem estar se questionando, como conhecer a turma sem ter contato com ela? Para o primeiro contato podemos nos ancorar no relatório descritivo individual do ano anterior, ele é nosso maior aliado no início do ano letivo, pois por meio dele é possível ter uma visão sobre os estudantes. Portanto, é fundamental reservar um tempo para a leitura. 
✅ Defina os Objetivos de Aprendizagem - a BNCC estruturou-se em objetivos de aprendizagem que auxiliam o/a educador/a a visualizar de uma forma estruturada. É importante revisitar o documento orientativo para dar um refresh.
✅ Defina o Tema - o tema é o alicerce do planejamento, ele apresenta uma intencionalidade seja o interesse dos estudantes ou necessidades/especificidades da turma identificados pelo/a educador/a. No planejamento inicial pôde-se ter como tema a adaptação dos estudantes e educador/a. (Não é regra, mas pode ser um dos caminhos).
✅ Defina os Objetivos - os objetivos representam aquilo ou tudo que o/a educador/a prospectam que os estudantes apreendam com a aula. Não tem um limite mínimo ou máximo, o que é importante salientar que é fundamentalmente observar as especificidades individuais e/ou coletivas. No planejamento inicial sempre tenho um dos objetivos (reconhecer-se no espaço).
✅ Defina os Conteúdos - os conteúdos estão diretamente relacionados com o tema e os objetivos, e é por meio dos conteúdos que o educador consegue contemplar os objetivos elencados. No planejamento inicial não pode faltar (Quem sou eu).
✅ Defina os Recursos Didáticos - fundamental para que o/a educador/a consiga conduzir a sua prática. É fundamental fazer uma visita exploratória nos espaços da instituição para ter conhecimento dos recursos disponíveis.
✅ Defina a Metodologia - por ela o/a educador/a desenhe a sua prática. A metodologia está diretamente relacionada com os outros itens elencados, ela não é estática e o seu movimento ocorre de acordo com as especificidades individuais e/ou coletivas.
✅ Defina a avaliação - a avaliação não tem como objetivo principal quantificar, ela precisa ser organizada de forma a identificar a assimilação do estudante e por meio dela ser organizada estratégias para uma educação global. (Prova não é a única forma de avaliar).
✅ Defina as Referências.


Apresentei a estrutura que utilizo nos meus planejamentos, como já disse anteriormente, não acredito em receita mágica, mas essa estruturação me auxilia nas minhas práticas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques