quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Introdução ao Kit Robótica

 Hoje foi dia iniciarmos com de introdução a robótica.


O Kit Introdutório de Robótica é destinado para as crianças pequenas estarem desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. 


As suas peças são desenvolvidas para oportunizar a construção de objetos estáticos e móveis. Isso porque fazem parte do kit engrenagens, roldanas, parafusos e porcas.

Para as aulas introdutórias de Robótica é feita uma primeira explicação sobre as peças, as formas de encaixar e as múltiplas possibilidades para montar.

Hoje dividi a sala em 2 grupos e disponibilizei as peças para elas realizarem a livre exploração.

Por serem peças que fogem das usualmente utilizadas em sala, o Kit Robótica exige das crianças um nível maior de concentração. 

Além de exigir que as crianças aprendam a trabalhar em equipe, mesmo que 1 kit propicie montar várias objetos ao mesmo tempo, ele também requer o trabalho em equipe.

E para trabalhar em equipe é necessário o diálogo, as negociações, as trocas… 

A concentração era tanta que quando uma peça caia no chão era possível ouvir o som.

O Kit Robótica está disponível para as Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Sinop.

Além de disponibilizar os kits para as escola, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) ofertam de forma gratuita o Curso de Robótica para os estudantes.

E você professor utiliza o Kit Robótica em suas aulas?

Quais as suas experiências com a utilização do kit com suas crianças?

Deixe seu relato nos comentários…🌻

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Indicação de Música

A indicação de Música da semana é a a Bolinha de Sabão (Paulo Tatit) interpretada pelo Grupo Palavra Cantada.


Bolinha de sabão é um música que envolve ritmo e principalmente a descoberta de fazer os sons rimados com a boca.


Para esse momento a opção foi utilizar as bolinhas de sabão para fazer as bolinhas de sabão.


Qual o motivo da substituição?


As crianças estão encontrando dificuldades no movimento de rosca, então optei pela substituição.


Então as crianças tiveram que abrir o brinquedo, fazer as bolinhas de sabão, equilibrar o pote com a água e o sabão, andar e seguir o ritmo da música.


E o resultado? 


Muitas risadas…


Muita concentração…


Múltiplas aprendizagens…


E você professor, já utilizou a Música Bolinha de Sabão em suas aulas?

Ainda não? Então clique na aba playlist e entre essa outras música que utilizo nos momentos de musicalização.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Indicação de Literatura


Para hoje a indicação de literatura é o livro Amoras de autora do cantor Emicida.


Amoras é uma história envolvente que fala sobre afetividade e pontua  uma forma acontecimentos históricos. 

As ilustrações despertam a atenção pela riqueza de detalhes principalmente pela cartela de cores utilizada.

É sobre Lutar, É sobre vivenciar, É sobre respeitar…

É sobre identidade e identificação, É sobre representatividade, É sobre ocupar os espaços…

 

É sobre as crianças, É sobre as infâncias, É sobre as identidades…

Agora me conta, na biblioteca da sua escola tem o livro Amoras? 

A biblioteca da sua escola da sua escola contempla títulos que versam sobre as diversidades?

E você professor(a) quantos livros que abordam a temática da diversidade, você levou, apresentou, leu para sua turma nesse ano de 2022?

Nos comentários você pode dividir suas experiências…


terça-feira, 28 de junho de 2022

Desenho Dirigido

O final do primeiro semestre está se aproximando, e com ele também chega o tempo de se debruçar sobre os relatórios descritivos das crianças. 

O desenho dirigido é uma excelente ferramenta metodológica para auxiliar na construção dos relatórios. 

Abaixo alguns registros da produção das crianças.

                                                                          









terça-feira, 29 de março de 2022

Circuito motor



A criança precisa estar em constante movimento para a garantia do seu desenvolvimento global. O movimento seja ele amplo ou contido está intrínseco no ser humano e em cada fase do seu desenvolvimento precisa de subsídios para haver a sua ampliação.

Nessa faixa etária de 4 e 5 anos as crianças estão em constantes descobertas, vencendo desafios, medos, insegurança entre outros. Mesmo assim, quando estão inseridas em espaços e contextos pensados/organizados para o seu desenvolvimento autônomo e global, é possível identificar a participação efetiva e significativa dentro das propostas mediadas pelos adultos.

A proposta apresentada para essa vivência foi um Circuito Motor, para isso utilizamos uma árvore (pé de ingá) que faz sombra para o parque de pneus.

Existe um jeito certo para se movimentar?

O que o circuito motor precisa ter?

Alguns questionamentos foram feitos pelas crianças, mas que também permeiam as inseguranças dos adultos quando propõem uma simples vivências em cima de uma árvore.

Tenho medo! - E se a criança cair?

É perigoso! - Se subir aí, você sabe que pode se machucar?

Não é seguro! - Não acha melhor brincar no chão?

As infâncias e as instituições de educação infantil estão em constante movimento, e por que não usar a sombra de uma árvore para se movimentar?

Olhares, descobertas, desafios, superações,

sábado, 19 de março de 2022

Aquisição de novos conhecimentos (Peaget)

Já caiu por terra a teoria que nascemos sem conhecimento (tabula rasa), mas ainda é usual considerar a criança como um ser “que sabe menos” principalmente quando o adulto não tem um olhar para as especificidades das infâncias.
Fazer pela criança pode agilizar o processo, mas não contribui em nada no processo de aquisição de novos saberes (conhecimentos).
E com esse comportamento do adulto o que temos?
Um movimento recorrente que é a criança dentro e fora do contexto escolar sentir o estranhamento frente aos novos conhecimentos. Com isso temos uma enxurrada de “não sei” “não consigo” “faz pra mim” entre outras frases que as crianças são condicionadas a dizer.

Piaget desenvolveu um estudo que não foi inicialmente desenvolvido para a educação, mas que exemplifica o processo de aquisição de novos saberes. Estou falando da teoria de Equilibração:


A criança na Educação Infantil, dentro do processo autônomo têm todos os caminhos para apreender novos conceitos e conhecimentos, mas ela esbarra em currículos engessados que não consideram as especificidades das infâncias. Em um tempo que é o adulto que estabelece, sem considerar a criança como sujeito de saberes. 
Portanto para que a criança aprenda novos saberes é necessário compreender que o estranhamento faz parte do processo de aquisição de novos conhecimentos.
O tempo na educação infantil precisa ser o da criança, o movimento na educação infantil precisa ser o da criança, o protagonismo na educação infantil precisa ser o da criança. As infâncias e as Instituições de Educação Infantil precisam ser pensadas através dos olhares e vivências das crianças.


Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques