quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Autonomia no refeitório

As refeições fazem parte do processo pedagógico na educação infantil. E é fundamental para o desenvolvimento das crianças que essa vivência seja feita com autonomia.


Já faz algum tempo que as crianças do Pré Fase II C utilizam o garfo e a faca durante as refeições com supervisão. 

E hoje eles deram mais um passo para conquistar a autonomia durante as refeições.

A professora se distanciou e eles puderam escolher em qual dos blocos queriam sentar.

Vocês podem estar se perguntando qual a intencionalidade do distanciamento da presença do adulto, posso dizer que o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I precisa ser pensado dentro das especificidades das infâncias. 

As imagens de hoje estão distantes, mas representam muito dentro do processo de ensino/aprendizagem.

E na escola de vocês, como ocorre a transição da educação infantil para o ensino fundamental I?

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

9 comentários:

  1. Achei interessante este momento, só fiquei com o coração partido em ver alguns rostinho aflitos com a distância da professora que eles sempre tem como seu um espelho de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela visita no blog. Os olhares acredito que foram confundidos, pois esse momento foi apresentado de forma muito consciente respeitando o protagonismo das crianças, assim como a inserção dos talheres, nos primeiros dias causou estranhamento de quem estava fora do processo e hoje já é natural. Acalme o seu coração, a infância não pode ser blindada por uma (pseudo)fragilidade.

      Excluir
  2. Toda mudança gera impactos, que podem ser negativos ou negativos. Por isso,buscar maneiras de tornar a transição da educação infantil para o ensino fundamental mais tranquila e acolhedora é importante para o bem estar dos pequenos... Parabéns!!!🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela visita no blog. Todo processo evolutivo requer ruptura das estruturas. Pensar fora da caixa é fundamental para que possamos construir um movimento educacional voltado para as aprendizagens em um sentido global.

      Excluir
  3. Excelente Professora Joice, sempre preocupada e alerta com o desenvolvimento de seus estudantes.
    Sei de toda sua dedicação aos estudos, e como você executa seu trabalho com Amor. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela visita no blog. Pensar a educação infantil para o protagonismo e autonomia das crianças é reconhecer que eles são seres sociais e construtores de suas próprias histórias.

      Excluir
  4. Ótima iniciativa, meus parabéns. Muito importante incentivar a autonomia das crianças, deixando com que sejam os protagonistas. Amei esse moemnto.

    ResponderExcluir
  5. De grande importância este momento, da para ver como é pensado e planejado, eu acompanho de pertinho todos os dias!😍

    ResponderExcluir
  6. Difícil é segurar meus alunos da Creche IV quando vêem a Profa Joice!🤣 estou com dificuldade em administrar o ciúme.😄

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques