Espelho, espelho meu, existe alguém igual a mim?
Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
A criança aprende por meio da observação e ao observar a autoimagem diante do espelho ela observa detalhes reais.
O espelho é uma ferramenta pedagógica importantíssima dentro Educação Infantil, com ele a criança explora a sua autoimagem, a imagem do outro e pode fazer relações entre si.
Com o espelho podemos explorar os sentimentos, emoções, podemos brincar de faz de conta, podemos ser transportados para outros espaços.
Metodologia da atividade: as crianças iniciaram ouvindo a primeira parte da história: Cabelo Ruim? (Neusa Baptista Pinto), que apresenta as características das 3 meninas que se tornaram amigas por conta de uma situação de discriminação com o cabelo dentro de sala 😢.
Após ouvir parte da história iniciamos uma roda de conversa sobre a história e principalmente sobre o respeito às diferenças, discriminação, violência, amizade, família…
A seguir as crianças foram convidadas a irem na frente do espelho para observarem-se, detalhadamente cada uma do seu jeitinhos.
Umas mais timidamente outras quase se transportando para dentro do espelho.
O momento seguinte foi o do registro, cada criança fez o seu autorretrato de acordo com o que tinham observado no espelho.
Teve criança que se retratou com cabelo azul, com vestido florido, descalço, com brinco na orelha e coerente de ouro igual a do pai.
Com essa vivência as crianças tiveram múltiplas aprendizagens, contempladas principalmente dentro das orientações da BNCC. Sobre a história utilizada, farei um post com mais detalhes 🥰