Piaget desenvolveu um estudo que não foi inicialmente desenvolvido para a educação, mas que exemplifica o processo de aquisição de novos saberes. Estou falando da teoria de Equilibração:
sábado, 19 de março de 2022
Aquisição de novos conhecimentos (Peaget)
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
Conheçam Pré Fase II “C” (2022)
sábado, 29 de janeiro de 2022
Acolhida na Educação Infantil
Acolher tem que vir no movimento de Abrigo - Porto - Ninho. A criança sai do seu lar que é o Abrigo para adentrar a escola aparentemente sozinha deixando o seu Porto para trás, a escola precisa ser sensível para acolher no movimento de minimizar as rupturas com o Ninho.
Escola - Família - Sociedade precisam caminhar juntos.
Poderá ocorrer o choro, o estranhamento, a resistência ao novo, mas se houver um ambiente acolhedor existem grandes possibilidades de serem minimizadas.
Organizar os espaços pensando no movimento de acolher é pensar sempre em múltiplos - olhares - vivências - sentimentos.
Cantos pedagógicos, roda de conversa, podem ser excelentes estratégias metodológicas nos primeiros contatos com as crianças. Com o tempo o/a educador/a conseguem identificar as necessidades/interesses/preferências da turma, conseguindo assim organizar uma identidade própria para o momento da acolhida, oportunizando assim vivências significativas.
Vocês já devem estar se perguntando: Ela não vai falar sobre o tempo (duração) da acolhida.
Pois bem, com relação ao tempo, ele precisa durar na medida que durar o tempo de interesse da turma.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Projetos na Educação Infantil
Então é Projeto para a Educação Infantil.
“Cabe salientar que o título do projeto se partir das crianças, as vezes podem surgir nomes no diminutivo” por exemplo, ano passado o projeto da turma sobre o meio ambiente tinha como título: Pezinho de Limão. O título surgiu em uma roda de conversa. Então é preciso flexibilizar e compreender os movimentos que ocorrem no contexto coletivo.
Mas voltando para o foco, desenvolver projetos na educação infantil parte de uma corrente teórica “Pedagogia de Projetos” que tem como práxis a construção coletiva de projetos que tem como intencionalidade atender necessidades pontuais individuais e/ou coletivas. O projeto não anula o plano de aula, eles estão diretamente relacionado e precisam ser pensados em consonância.
1º O projeto tem que partir dos interesses e/ou necessidades individuais e/ou coletivas dos estudantes.
Os educadores não podem propor projetos? Podem sim, mas é necessário compreender que o educar tem o papel de mediador das ações, o protagonismo tem que estar direcionado para os estudantes.
2º no projeto é preciso detalhar as minúcias.
3º o projeto não pode ser estático, ele precisa ser flexível e estar aberto para as mudanças e movimentações que são inerentes das infâncias.
“As vivências e experiências na educação infantil não podem ser limitadas pelas margens de uma folha A4”.
Para organização de um projeto para a educação infantil ele normalmente irá surgir de uma pergunta ou indagação.
Exemplo:
Para quem?
Qual motivação?
Como fazer
Quando fazer?
Entre outras perguntas ou indagações que podem surgir.
Como já disse o projeto está diretamente relacionado com as necessidades e/ou interesses individuais e/ou coletivos, então na educação infantil a roda de conversa é uma excelente estratégia metodológica para conseguir subsídios para os projetos. Mas nada impede que seja possível captar em ações cotidianas (movimento livre), por isso um dos aliados dos educadores tem que ser o caderno de registros.
O educador tem o papel de mediador das vivências, o protagonismo tem que estar voltado para os estudantes.
Assim como o planejamento, no projeto é possível utilizar uma estrutura:
Título
Duração
Justificativa
Objetivos
Metodologia
Culminância
Avaliação
Referências
Não se esqueçam de registrar todas as vivências, seja por imagens, textos ou voz.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
Planejamento de aula
Primeiramente o planejamento é a forma mais concreta do/a educador/a organizar o seu fazer pedagógico, mas ele não pode ser estático pois a sua ação está diretamente relacionado com os interesses e especificidades dos estudantes e/ou turma.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Bem-vindo 2022
O ano letivo de 2022 ainda não começou oficialmente, mas o borbulhão pedagógico já vou iniciou. Então nessas primeiras semana de janeiro irei compartilhar algumas postagens sobre o início do ano letivo.
✅ Planejamento inicial;
✅ avaliação diagnóstica;
✅ adaptação;
✅ acolhida;
✅ projetos…
Entre outros temas…
Espero que 2022 seja um ano com muitas vivências significativas!
#vivenciaspedagogicas
#2022
#pedagogia
#sinop
#matogrosso
Postagem em destaque
Existe um jeito certo para ler um livro?
Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...
Destaques
-
A indicação de literatura é um livro cheio novos saberes que levam a criança a uma reflexão sobre família, respeito, afeto, pertencimento L...
-
Todas as sextas-feiras turma do Pré Fase II C é recepcionada em um espaço fora da sala de aula, nesta sexta-feira (24/09/2021) eles encontra...
-
Amassar? Rasgar? Cortar? Existe um tempo certo para as crianças utilizarem a tesoura na educação infantil? Eita professora, se eu soltar uma...
-
Na educação infantil os eixos que fundamentam todas as ações são as interações e as brincadeiras. Como eu já disse em outros momentos, a edu...