quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Autonomia no refeitório

As refeições fazem parte do processo pedagógico na educação infantil. E é fundamental para o desenvolvimento das crianças que essa vivência seja feita com autonomia.


Já faz algum tempo que as crianças do Pré Fase II C utilizam o garfo e a faca durante as refeições com supervisão. 

E hoje eles deram mais um passo para conquistar a autonomia durante as refeições.

A professora se distanciou e eles puderam escolher em qual dos blocos queriam sentar.

Vocês podem estar se perguntando qual a intencionalidade do distanciamento da presença do adulto, posso dizer que o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I precisa ser pensado dentro das especificidades das infâncias. 

As imagens de hoje estão distantes, mas representam muito dentro do processo de ensino/aprendizagem.

E na escola de vocês, como ocorre a transição da educação infantil para o ensino fundamental I?

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Pintura com giz de cera e vela

“Não vai dar certo, eles vão colocar fogo no mundo”

Com essa frase iniciamos essa vivência coletiva com fogo. Isso mesmo fogo na Educação Infantil com intencionalidade tudo faz sentido e quando a criança participa ativamente de todo o processo de construção, o mundo fica intacto 🙃🙃🙃

“Em casa minha mãe não deixa eu brincar com isso porque é perigoso, mais na escola pode”


Na sexta-feira (12/11/2021) a atividade coletiva foi realizada juntamente com a turma do Pré Fase I A (professora Celóide - Bolsista Jhenifer).


Materiais
  • Giz de cera colorido 
  • Vela
  • Fogo
  • Folha A4
  • Mesas
  • Cadeiras


A conversa começou alertando sobre a responsabilidade e cuidado necessário para manusear o fogo: cuidado e responsável com o próprio corpo e com o corpo dos colegas que estão próximos.


Fiquem de olho: 
A cera da vela em contato com o fogo queima
A cera do giz de cera em contato com o fogo queima
O fogo queima 🔥


Método:
Desenho livre na folha A4. Para mudar a textura do giz de cera as crianças precisam levar o giz até o fogo da vela e depois pintar e ver o efeito.


Depois de passada as instruções, as crianças começaram as suas produções.









Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

domingo, 14 de novembro de 2021

Projeto Pezinho de Limão

Um dos projetos em desenvolvimento na turma é o Pezinho de Limão (quem deu o nome foi à Vitorya Beatriz) ele consiste em proporcionar o contato saudável e responsável com o meio ambiente. 


Com a chegada das chuvas aqui no município os cuidados com os nossos espaços verdes precisam se intensificar. As crianças fizeram uma expedição para arrancar matinhos e ervas daninhas. 


Nessa expedição não faltou olhares curiosos e muitas descobertas, afinal depois de várias meses percorrendo os espaços sem chuva, agora eles puderam identificar a vida crescendo intensa graças a chuva que chegou.

A intensidade do verde chamou a atenção, e ao arrancar algumas raizes foi possível observar as diferenças entre a planta e à raiz.

As crianças tiveram que ter muita atenção para diferenciar o que era mato do que eram plantas. O pé de melancia sobreviveu intacto.

Mãos na terra e muitas vivências para lembrar. 






O almeirão vai saindo para dar espaço para os pés de rúcula. 





Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Cards do blog

Algumas pessoas me procuram para saber em que site encontrei os cards que utilização no blog, então esse post é para respondê-los. 





 

Então, todos eles foram criados por mim no app Canva Educacional, todo o layout do blog foi produzido com a ajuda do app. E qual a diferença dele para o Canva convencional? Uma infinidade de funcionalidades grátis que não encontramos no convencional. Com isso é possível dar um up original para as suas redes ou até mesmo para as suas aulas. 

Vocês já utilizaram ou conhecem as funcionalidades do Canva Educacional?

https://www.canva.com/pt_br/aprenda/sala-de-aula-virtual/

Para pensar …

É preciso (re)pensar as necessidades das crianças dentro da escola das infâncias, o que realmente é significativo para elas


 

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Somos assim!

Para falar sobre identidade na Educação Infantil podemos nos orientar pelo Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós. Partindo da Base Nacional Comum Curricular, foi organizado um momento com a turma do Pré Fase II C. 


A proposta para essa aula foi localizar na biblioteca livros em que tivesse alguém personagem que se parecesse com cada criança.


O início da busca representou: ursinhos, carrinhos, bichinhos, personagens irreais do faz de conta. 
Para a segunda imersão, foi preciso contextualizar as crianças para a riqueza de detalhes contida na história: Cabelo Ruim, que foi explorada durante 2 semanas em leitura fracionada com eles e relembrar a vivência no espelho (postada no blog no dia 27 de outubro de 2021). 
 

Após esse refresh, as crianças iniciaram uma nova busca.


Começaram as primeiras indagações:
- Nossa esse parece comigo!
- Você é um ursinho?
- Ela não parece comigo!
- Prof. ela parece um pouco com você, mais a pele dela é mais escura.
- Eu não sabia que tinha alguém parecido comigo.
A conversa rolou solta.


Após encontrar os personagens nos livros chegou a hora de contar o que era mais parecido entre a criança e a personagem do livro.


Em roda na frente da escola começamos as apresentações, alguns mostraram somente a personagem outros já quiseram contar primeiro a história.


O objetivo inicial era reconhecer-se dentro dos livros de acordo com as suas características individuais.


Arthur disse que a sua personagem tinha cabelos, olhos e nariz igual ao seu, finalizou que a cor era branca como a sua. Nataniel muito atento indagou: - sua pele é beje clara.


Davi Luiz disse que escolheu o livro porque a personagem tinha uma chuteira e uma bermuda igual a sua.
Mariana indagou que ele estava de chinelo.
Ao perguntar se tinha mais alguma semelhança, ele disse que não.


O Nataniel disse que encontrou um menino igualzinho a ele e ficou eufórico quando se descobriu no livro.


A personagem da Julia era uma bruxa com longos cabelos ruivos, a Cibelle Alice disse que não era parecida, e Julia enfatizou o cabelo dela é do tamanho do meu.


Já a Maria Laura escolheu uma sereia com cabelos curtos e cacheados, que para ela era a mais bonita. 



Explicar os conceitos de identidade e identificação na Educação Infantil vai além da contextualização teórica. Para os pequenos é necessário partir de suas vivências, de sua história, do seu pertencimento. 


Novembro Negro
Valorização 
Respeito 
Conscientização 

Comente a sua impressão e não esqueça de seguir nosso blog para ficar por dentro das nossas vivências 📌📌



Postagem em destaque

Existe um jeito certo para ler um livro?

 Possibilidades para ler um livro📌 Evelyn me perguntou apontando para as meses que estavam dentro da biblioteca. - Isso é uma cama? Eu resp...

Destaques